20/07/2023 18:22 | Saúde

Mais de 269 mil análises clínicas são realizadas pelo HGE no primeiro semestre deste ano

Hospital possui um aparelho de bioquímica que faz mil testes por hora; o único do Estado com esta capacidade e 100% SUS

Laboratório do HGE possui um dos mais importantes polos tecnológicos do Estado

Olival Santos / Ascom Sesau

Neide Brandão / Ascom Sesau

O Laboratório de Análises do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou 269.299 análises no período de janeiro a junho deste ano. Para alcançar este alto patamar de exames, fundamentais no diagnóstico de doenças apresentadas pelos pacientes e que também auxiliam na adoção das condutas médicas, a unidade hospitalar conta com um quadro técnico qualificado, formado por bioquímicos, biomédicos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos.

Instalado no HGE por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o laboratório possui dois aparelhos para testes bioquímicos, com capacidade de realizar 1.000 testes por hora, sendo o único do Estado com esta capacidade.

“Muitos pacientes ficam surpresos pelo fato de os nossos resultados saírem com poucas horas. Perguntam, inclusive, se o laboratório é privado. Orgulhosamente, respondemos que somos 100% SUS”, ressaltou o farmacêutico Paulo Fernando Júnior, coordenador laboratorial, e que trabalha na unidade hospitalar há oito anos, após prometer ao pai que, um dia, trabalharia no HGE, para cuidar dos pacientes, assim como seu genitor foi cuidado.

Segundo o diretor administrativo do HGE, Marcelo Casado, o laboratório possui um dos mais importantes polos tecnológicos do Estado na área de análise laboratorial, com analisadores bioquímicos, hematológicos e de coagulação. "Também contamos com uma tecnologia de automação de hemocultura de ponta na detecção precoce de casos de sepse, o que faz do HGE o único hospital público do Estado com essa automatização”, apontou.

Constatação

O pediatra da unidade, Roney Damacena, salientou que o laboratório do HGE tem cumprido sua missão com eficiência e agilidade, ajudando no diagnóstico de diversas doenças. De acordo com ele, um dos casos em que as análises clínicas foram fundamentais ocorreu quando dois irmãos estavam internados no Hospital da Criança (HC), também em Maceió, e apresentaram sintomas de meningite.

“Assim que eles chegaram em nossa unidade hospitalar e, devido à urgência do caso, pedimos que o HGE nos auxiliasse na realização dos exames de diagnóstico. A decisão foi tomada, porque sabemos da agilidade e precisão dos resultados apresentados pelo laboratório do maior hospital público de Alagoas. Por ser uma unidade da rede hospitalar do Estado, trabalhamos em parceria e realizamos os exames que diagnosticaram a doença e ajudaram na conduta médica", relatou Roney Damacena.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as quase 270 mil análises clínicas realizadas no primeiro semestre deste ano comprovam a grandiosidade da unidade hospitalar. "É um número compatível com o tamanho do HGE, que é especializado em casos de urgência e emergência, na área da alta complexidade. Esse dado é o resultado de muito trabalho e dedicação de uma equipe multidisciplinar, que trabalha 24 horas para salvar vidas, além de investimentos na aquisição de equipamentos de ponta e de insumos", salientou o secretário.