13/02/2023 14:42 | Educação

Mais de 180 crianças iniciam ano letivo na Creche Cria de Marechal Deodoro

Unidade garante educação e alimentação para os pequenos

Rodrigo Marinho

Fabiana Barros / Ascom Secria

As 186 crianças, entre 2 a 6 anos de idade, matriculados na creche Cria de Marechal Deodoro, distribuídas em dois turnos, começaram as atividades do ano letivo de 2023, nesta segunda-feira (13). Às 6h52 da manhã, o ônibus da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro fez uma parada na porta da Creche Cria para o desembarque de vários alunos da unidade.

Um misto de sentimentos tomou conta das crianças, algumas chorando, enquanto outras demonstravam estar bem à vontade. Mães de primeira viagem apreensivas, outras já experientes e a equipe de profissionais respeitando o tempo de cada criança, como deve ser.

A equipe da instituição passou por curso de formação dos professores e pelo projeto Creche Segura, com o intuito de treinar os profissionais da educação para casos de primeiros socorros envolvendo as crianças, ambos uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância.

Marechal recebeu uma das 29 creches já entregues pelo Governo de Alagoas no Programa Criança Alagoana (Cria), que até o final de 2024, serão 200 creches em todo o Estado. A Creche Cria, localizada no Povoado Malhadas, recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Benedita Maria dos Santos e começou a funcionar desde setembro do ano passado. É o primeiro equipamento exclusivo do povoado para a primeira infância e está localizado em uma área carente do município.

A intérprete de libras, Bianca Santana, saia para trabalhar e deixava a pequena Bruna Gabrielli, 5 anos, com a avó materna. “Achei a creche ótima. A estrutura da brinquedoteca, alimentação e a educação em geral. A Bruna começou aqui no ano passado e já está adaptada”, comentou Bianca.

Já para Yasmim Letícia, 3 anos, o primeiro dia foi marcado por choro e o desejo de ficar com a mãe. “Estou com o coração apertado”, disse Janieli Firmino, 25 anos, precisando ir trabalhar, mas acompanhando sua criança nesse momento importante. Ao ver a filha chorando na hora do desjejum, Janieli se aproximou e acalentou a filha.

Luciana dos Santos, 29 anos, mãe de cinco filhos, entre 4 e 14 anos, acompanhou a filha no ônibus da prefeitura para o primeiro dia de aula. Todos os filhos dela estudam, mas somente Lavínia Sofia, 4 anos, na creche.

“Melhorou muito com essa creche. É uma vida para eles”, declarou Luciana, que é viúva e faz faxina sempre que consegue. “Não tenho como trabalhar fixo porque eles ainda são pequenos”, afirmou. Para sustentar a família, Luciana recebe benefícios de programas sociais, a exemplo do Cartão Cria.

Entre os novatos, Maria Júlia, 2 anos e seis meses, portadora de síndrome de down. A mãe de Júlia, Maria Elizângela Menezes, é soldadora, mas deixou de trabalhar depois do nascimento de Júlia. “A Júlia precisa de cuidadora na creche, mas ela é tranquila. Fica numa boa na creche”, comentou Elizângela.

Além do fardamento completo, que inclui o tênis, o município também disponibilizou um Kit infantil com massa de modelar, lápis de cor, agenda, giz cera, tinta, entre outros itens, para cada aluno. A construção da Creche Cria é uma iniciativa do Governo do Estado que custeia a unidade e entrega toda equipada. A gestão é de responsabilidade do município. Por turno, são fornecidas duas alimentações, sendo uma delas o desjejum.

A coordenadora da creche, Valdeilta Pereira Alves, ressaltou a importância da criança na creche para a socialização, o crescimento e o desenvolvimento cognitivo. “Tem criança que vive só com adultos. Algumas mães começam a presenciar o filho comer sozinho e isso representa um avanço”, comentou. Segundo ela, a refeição na creche faz muita diferença, ou seja, “além da questão educacional, a creche tem uma função social”, disse.

Ano letivo

Várias creches Cria iniciaram o ano letivo hoje. Além de Marechal Deodoro, Mar Vermelho, Olivença, Pilar, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Matriz de Camaragibe e Batalha.

Outras já iniciaram, a exemplo de Igreja Nova, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras no dia 6 de fevereiro. Já no dia 7, as atividades começaram na creche de Santa Luzia do Norte e, no dia 8, em União dos Palmares.

Após o Carnaval, as atividades estão previstas iniciar em Viçosa, Jacaré dos Homens, Santana do Mundaú e São José da Tapera no dia 27, entre outras unidades.