24/07/2023 13:44 | Saúde

Julho Amarelo: Hospital Helvio Auto oferece testes abertos ao público

No mês de combate às hepatites virais, hospital estimula o diagnóstico precoce para um tratamento com maior eficácia


Testes serão feitos das 8h às 12h, no Serviço de Assistência Especializada do Hospital Helvio Auto

Ascom / Hospital Élvio Auto


Ana Paula Tenório / Ascom Hospital Élvio Auto

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), irá oferecer testes abertos à população para detectar os vírus da hepatite B e hepatite C, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as hepatites virais, acontecerá nesta terça-feira (25), das 8h às 12h no Serviço de Assistência Especializada (SAE), ambulatório de doenças infectocontagiosas do HEHA.


Uma equipe de 12 pessoas realizará as testagens, entre técnicos administrativos e equipe multiprofissional de assistência à saúde. Cerca de 100 exames serão oferecidos à população e servidores que procurarem pelo serviço. A equipe também prestará informações sobre as doenças e orientações sobre prevenção e maneiras de evitar o contágio. O tempo para entrega de resultados e orientações pós-teste é de cerca 30 minutos.


De junho de 2022 a junho de 2023, foram registrados 486 atendimentos de hepatites virais somente no ambulatório do Hospital Dr. Helvio Auto, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió. Já de janeiro de 2022 aé junho de 2023, o HEHA notificou 35 novos casos de hepatites virais. Os novos casos são identificados, atendidos e encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação, dependendo da situação do paciente no momento em que procura o serviço.




“Este evento é importante para estimular as pessoas a fazerem os testes rápidos de hepatites para, se descoberta a doença precocemente, já serem encaminhados para acompanhamento médico e posterior tratamento. As hepatites virais são doenças muito silenciosas, e na maioria dos casos as pessoas não apresentam sintomas, e quando começam a sentir algo, muitas vezes o fígado já apresenta cirrose, então o diagnóstico precoce é muito importante”, explicou Lygia Antas, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada do hospital.


Como participar?


Para realizar os testes, o cidadão deve levar um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para dar as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento.