04/10/2023 17:08 | Desenvolvimento Econômico

Juceal promove qualificação e padronização de ações para analistas

Capacitação foi direcionada para melhor entendimento sobre os sistemas utilizados no registro de empresas


A capacitação envolveu os setores de análise singular, colegiada e de livros contábeis, reunindo servidores antigos e novos estagiários.

Ascom Juceal


Danilo Silva / Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promoveu, nesta quarta-feira (4), um curso de formação voltado para a qualificação e padronização das ações do quadro de servidores. A capacitação tratou sobre o sistema interno de registro empresarial e a utilização do Portal Facilita Alagoas.


Como órgão responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa de negócios no estado, a Juceal também normatiza o ambiente interno para análise de processos empresariais, além de gerenciar a Facilita Alagoas, interface da Rede para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).


Para isso, o gerente ao suporte do Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, ministrou uma apresentação detalhando particularidades do sistema interno gerenciador da Redesim em Alagoas, o SigFácil, e do sistema Mantis, ferramenta de suporte ao SigFácil para contato com os desenvolvedores da interface.


Sobre o Mantis e sua utilização no atendimento, Jadson destacou o papel da ferramenta a fim de agilizar o trabalho da Junta Comercial. “Ele serve para poupar tempo. Se vocês se depararem com um erro que possa ser resolvido em dez minutos, não é preciso prolongá-lo por só uma pessoa ter acesso e saber manuseá-lo. Isso evita também que o erro permaneça no processo durante uma nova análise, fazendo com que o cliente não fique esperando”, explicou. 


A capacitação também teve um espaço para uma apresentação dos serviços oferecidos no Portal Facilita Alagoas, com uma simulação de uma baixa de uma empresa e os possíveis erros que possam acontecer durante o andamento do processo, motivos de questionamentos nos canais de atendimento direto com os clientes. 


“A gente quis fazer essa capacitação, inclusive para os novatos, no sentido de apresentar por completo o sistema que a Junta Comercial utiliza e também para os analistas possam ter uma visão externa, do usuário, observando o que ele faz até que o processo chegue para análise. O treinamento sobre ferramenta interna é voltado para a correção de erros, para que, quando cada servidor se deparar com algum impeditivo no sistema, ele não precise de terceiros para resolver o problema, tudo isso em prol da agilidade para que o cliente tenha um retorno nosso mais rápido do processo”, destacou.


A capacitação envolveu diferentes setores como análise singular, análise colegiada e de livros contábeis, reunindo servidores de longa data até novos estagiários.