08/08/2023 18:02 | SegurançaEducaçãoInclusão Social

Jovens do Sistema Socioeducativo de Alagoas concluem formação técnica na área de TI

A iniciativa pioneira no estado acontece por meio de parceria entre Seprev, Ministério Público do Trabalho e Usina Utinga Leão

Socioeducandos foram preparados para atuar na solução de problemas em computadores e redes, na instalação de cabeamentos, sistemas operacionais, aplicativos e outros

Dyego Duarte / Ascom Seprev

Everton Dimoni / Ascom Seprev

Jovens oriundos do Sistema Socioeducativo de Alagoas terão a chance de mudar de vida e ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação de reconhecimento nacional. Eles concluíram, nesta terça-feira (8), a primeira etapa da formação técnica na área de Operador de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A iniciativa pioneira é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) e a Usina Utinga Leão.

Tamisia Barros, orientadora educacional do Senai, explica que a ação conjunta contemplou 16 jovens da Unidade de Semiliberdade, dos quais oito concluíram o curso nesta terça-feira. Eles foram integrados ao Programa Jovem Aprendiz e receberam a oportunidade de trabalhar com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.

“É com imensa felicidade que fechamos o primeiro ciclo do curso, onde os alunos realizaram as 480 horas de experiência nesta etapa formadora. Aqui eles aprenderam a exercer todas as habilidades concernentes à formação para colocar em prática suas competências amanhã na empresa”, afirmou a orientadora.

Nesta etapa do curso, os socioeducandos foram preparados para atuar na solução de problemas em computadores e redes, na instalação de cabeamentos, sistemas operacionais, aplicativos e muito mais. Eles fizeram toda a parte prática no ambiente controlado do laboratório e agora vão iniciar o estágio supervisionado para enfrentar os desafios exigidos pelo mercado de TI.

O ex-socioeducando Leandro Gustavo, de 20 anos, concluiu a medida socioeducativa durante o curso, mas decidiu continuar frequentando as aulas até o fim. Para ele, a formação técnica abriu as portas para ele iniciar o próprio negócio.

“O curso foi muito completo e me trouxe um conhecimento valioso na área de TI. De fato, abriu a minha cabeça para a possibilidade de empreender na área e abrir meu próprio negócio. O Leandro do passado não pensava muito em crescer na vida, mas hoje tenho outras perspectivas. Agradeço muito a Seprev por ter aberto essa oportunidade para nós”, comentou Leandro.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, explica que o curso é resultado dos avanços do Sistema Socioeducativo de Alagoas e que a parceria vem concretizar o principal objetivo da socioeducação, que é reintegrar socialmente adolescentes e jovens em conflito com a lei.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência, tem investido na Medida Socioeducativa com a implantação de uma estrutura de excelência, escolarização para todos os jovens, cursos profissionalizantes, entre outras melhorias. A parceria com o MPT e a Usina Utinga Leão vem coroar esse trabalho, pois hoje temos nossos jovens trabalhando com carteira assinada e direitos garantidos, uma realidade inimaginável no passado”, pontuou o superintendente.