04/07/2023 15:50 | Agricultura

Iteral leva apoio logístico ao I Seminário de Agricultoras Quilombolas de Santana do Mundaú

Parceria com o Estado viabiliza iniciativa do Instituto Irmãos Quilombolas na busca pela construção de políticas públicas voltadas às mulheres das comunidades de quilombo


Dyego Barros / Ascom Iteral


Dyego Barros / Ascom Iteral

Com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o Instituto Irmãos Quilombolas promove, na próxima quinta-feira (6), o Primeiro Seminário de Mulheres Agricultoras e Quilombolas de Santana do Mundaú, em parceria com a Prefeitura local.

 

Idealizado pela presidente da representação local, Cícera Vital, o evento tem por objetivo articular políticas públicas voltadas às cerca de 150 mulheres pertencentes às comunidades quilombolas mundauenses, que vivem da agricultura familiar e da venda de artesanato. De acordo com Cícera, a expectativa é que a iniciativa sirva de ponto de partida para a estruturação de projetos que visem contribuir, efetivamente, com o desenvolvimento destes territórios coletivos.



 

“O Instituto Irmãos Quilombolas nasceu da necessidade de organizarmos e desenvolvermos as associações quilombolas Jussarinha, Filuz e Mariana. A partir desse passo, criamos um grupo exclusivo para as mulheres dos quilombos, e essa integração tem nos permitido avançar no sentido da construção de projetos que viabilizem geração de renda e garantam a nossa independência financeira”, esclarece.

 

Escalada para compor a mesa de discussões do encontro, a gerente executiva dos Povos Tradicionais e Direitos Humanos do Iteral, Leone Silva, tem percorrido diversos municípios alagoanos com o intuito de auxiliar as 72 comunidades quilombolas do estado nos processos de formulação e execução de ações estratégicas dedicadas às famílias descendentes de quilombo.

 

“O Iteral tem atuado como um grande parceiro. Nas visitas periódicas que realizamos às associações, procuramos orientar os líderes de cada representação e os auxiliamos na busca por políticas públicas que podem vir a atender aos anseios das comunidades. Além disso, buscamos integrar os quilombolas aos nossos projetos. Muitas das mulheres que estarão no seminário, por exemplo, já participam da Feira Agrária do Crédito Fundiário, uma iniciativa do órgão estadual de terras, que possibilita o escoamento da produção dos agricultores familiares.” pontua.



 

Ao lado de Leone, também participam do seminário representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Emater e dos poderes executivo e legislativo do município. Com apoio logístico do Iteral, o evento acontece das 9h às 15h, na Escola de Ensino Fundamental Pequeno Príncipe.