25/08/2023 12:21 | Agricultura

Iteral inicia regularização fundiária do povoado Santa Fé, em União dos Palmares

Mais de 120 famílias que vivem na comunidade serão beneficiadas pela iniciativa do Governo de Alagoas

Jaime Silva (último à dir.) esteve na comunidade para apresentar aos pequenos produtores a equipe de profissionais do Iteral

Dyego Barros

Dyego Barros / Ascom Iteral

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) deu início aos trabalhos de regularização fundiária do Povoado Santa Fé, situado no município de União dos Palmares. A iniciativa, que atende à solicitação de quatro movimentos sociais, acampados na localidade desde maio, possibilitará a emissão de cerca de 120 títulos de propriedades, destinados a agricultores familiares palmarinos, que há mais de uma década lutam para assegurar o direito à moradia.

Na última quinta-feira (24), o diretor-presidente da autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Jaime Silva, esteve na comunidade para apresentar, aos pequenos produtores, a equipe de profissionais do Instituto de Terras incumbida de cadastrar as famílias abrigadas no local e realizar o georreferenciamento da área, de 107 hectares, pertencente ao Estado. Antes, na primeira semana de agosto, Jaime já havia visitado o acampamento para verificar em que condições se encontravam os trabalhadores rurais ligados ao MTST, MTL, MLT e ao Movimento Terra Livre.

Eliane Silva, integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), destacou a ação feita pelo órgão de terras em Alagoas:  “As representações ocuparam o povoado em solidariedade à causa dos agricultores familiares, que temiam um ato de desapropriação”, afirmou. Ainda segundo Eliane, o grupo anseia por projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico das famílias camponesas e obras de infraestrutura e saneamento, que contribuam para a transformação da comunidade. “Os trabalhadores e trabalhadoras desta cidade têm o direito de viver com dignidade”, acrescentou.

Para Severino Antônio da Silva, 61, a chegada do Iteral ao povoado representa o começo da materialização de um sonho. “Agradeço muito ao presidente Jaime, por ter tido a sensibilidade de vir aqui nos escutar e de buscar, junto ao governador Paulo Dantas uma solução para a nossa gente. Sou o morador mais antigo da Santa Fé. Vivo aqui há 40 anos. Com a chegada do documento de posse (da propriedade), sei que vou prosperar”, celebrou.

Técnicos em agropecuária e agrimensura atuarão na comunidade ao longo dos próximos dias, em um primeiro momento, identificando as famílias que residem no local, para que, em seguida, seja executada a demarcação dos lotes.

O processo de regularização fundiária ainda envolve a produção dos laudos fundiários – documentos, responsáveis por apresentar as características de cada imóvel rural, que viabilizam a emissão dos títulos de propriedade.