06/07/2023 12:09 | Tecnologia e Inovação

Itec promove Dia D da Vacinação para seus colaboradores

Iniciativa teve o objetivo de minimizar riscos de doenças infecciosas no ambiente de trabalho

Itec promoveu o Dia D da Vacinação para atender colaboradores e servidores com importantes imunizantes para o corpo humano

Viviane Chaves

Viviane Chaves / Ascom Itec

Mais uma vez o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (ITEC) dá exemplo sobre a importância da imunização corporativa como prevenção de doenças infecto-contagiosas para manter a saúde de seus trabalhadores em dia. Na quarta-feira (5), o órgão realizou o Dia D da Vacinação para atender colaboradores e servidores do Itec com importantes imunizantes para o corpo humano, entre elas a de combate à Covid 19, à influenza, ao tétano e à caxumba, sarampo e rubéola.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação é uma das intervenções de saúde pública com maior impacto e quando acontece no local de trabalho traz como benefícios a redução de custo, ao diminuir o tempo de deslocamento, diminuição das ausências por motivo de doença, resultando em maior produtividade e a saúde de modo geral. Além disso, a ação melhora a qualidade de vida, previne surtos de doenças no ambiente de trabalho, melhora a satisfação do colaborador junto à empresa e mantém a produtividade.

O diretor-presidente, Christiano Mendonça, considerou muito positiva a iniciativa e de grande impacto para manter atualizada a situação vacinal dos trabalhadores do Itec; no combate ao adoecimento por doenças infecciosas imunopreveníveis; na promoção da qualidade de vida e na saúde de seus colaboradores.

“Tivemos uma adesão muito boa, inclusive até convidamos servidores de outras pastas para receberem doses de vacina. Foi uma semana de ansiedade para nossos colaboradores. Acho que a pandemia nos deixou mais sensíveis em relação às vacinas e estamos mais conectados com a prevenção, em especial de doenças respiratórias”, disse Christiano Mendonça.

O servidor Raymundo Sampaio Fernandes tomou cinco doses e considerou a iniciativa muito importante, principalmente no seu caso, em qual conseguiu atualizar o cartão de vacinação. “Fui imunizado com todas as vacinas disponíveis nesta campanha, Covid, hepatite B, tríplice viral, tétano e influenza. Ganhei tempo e saúde”, comemorou o servidor.

A iniciativa do dia D partiu da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas, que contatou a Secretaria Municipal de Saúde e prontamente foi atendida com as inúmeras doses dos imunizantes.

“Campanhas internas de saúde são sempre muito boas, porque desperta o interesse dos trabalhadores e ainda facilita a vida daqueles que estão com a saúde em dia, mas sem tempo de se deslocar até um posto de saúde. Isso reduz em muito a falta do funcionário por gripe, pneumonia e até Covid, principalmente nesse período frio e de chuvas. A adesão nos surpreendeu e só temos a agradecer a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. A inciativa permitiu que todos colocassem o cartão de vacina em dia e economizasse tempo na busca por vacinas”, finalizou a gerente executiva de Valorização de Pessoas, Tereza Olegário.

No Dia D da Vacinação no Itec foram aplicadas 42 doses da bivalente (Covid), 48 da influenza, 21 da tríplice viral, 39 da antitetânica e 10 doses da hepatite B, totalizando 160 doses.