23/05/2023 11:33 | Tecnologia e Inovação

Itec e Seinfra participam, em São Paulo, de conferência sobre a plataforma digital BIM

A nova tecnologia possibilita transparência, inovação e produtividade nas obras públicas

Representantes do Itec e Seinfra participam de conferência em São Paulo

Cortesia

Viviane Chaves

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), Christiano Mendonça, participa desde esta segunda-feira (22), em São Paulo, do BIM Fórum Conference, o maior evento sobre Building Information Modelling (BIM) da América Latina, que traz como tema #AgoraÉBIM. O evento se encerra nesta terça-feira (23) e conta ainda com a presença do assessor especial do Itec, Teógenes Café, do gerente de TI Gerônimo Guizelini, e da superintendente de Obras, Júlia Cleto, ambos da Secretara de Infraestrutura de Alagoas.

A realização do evento decorre da aplicação da nova Lei de licitações e contratos, Lei n° 14.133/2021, que determina a adoção preferencial da Modelagem da Informação da Construção – BIM para obras e serviços de engenharia e arquitetura, possibilitando transparência, inovação e produtividade nas obras públicas.

“A plataforma BIM prever erros e consequentemente reduz custos, dando maior transparência e qualidade nas obras públicas. Ela é a base da transformação digital na engenharia, arquitetura e construção, sendo a evolução necessária para que Alagoas cresça também nessa área com um modelo inteligente que possibilita integrar os dados desde o planejamento, o projeto até a construção e as operações, traduzidos em menos recursos, mais visão e menos tempo”, explicou o diretor-presidente do Itec.

Durante os dois dias de evento estão sendo exibidos painéis e palestras sobre a nova lei de licitações e as exigências BIM em obras públicas; abordagem sobre a Lei 14.133/2021 que irá substituir a antiga Lei de Licitações 8.666. Com abrangência federal, estadual e municipal, incluindo autarquias, a nova lei estabelece o uso preferencial de BIM em serviços de obras públicas. Nesse painel, representantes do TCU (Tribunal de Contas da União), governo e legislativo, vão debater sua visão sobre a exigência de BIM nessa lei e seus impactos para os órgãos públicos.

Outro tema abordado é sobre as peculiaridades de aplicação do BIM em diferentes tipos de obras de infraestrutura realizadas pelo poder público. A palestra Análise de projetos e fiscalização de obras públicas com BIM foca nos principais usos de BIM necessários para órgãos públicos, especialmente os que não desenvolvem projetos internamente.

Mais uma abordagem prevista é sobre empreendimento vivo, o próximo passo da transformação digital da construção, já que o BIM é um elemento importante dentro do processo de digitalização da construção.

Consórcios regionais de governos para implantação de BIM também entrarão como tema. Segundo a programação do evento, as entidades públicas não estão sozinhas na implantação de BIM, existem vários consórcios congregando governos em níveis estadual e regional, cujas ações serão apresentadas e debatidas em painel.