10/02/2023 16:04 | Serviços

dica pra

Instituto de Identificação de Alagoas orienta sobre cuidados com o RG no Carnaval

Uma grande dica é usar o aplicativo RG Digital AL, a versão online da carteira de identidade de Alagoas para aparelhos celulares smartphones


Divulgação


Aarão José / POAL

Com as prévias de carnaval acontecendo em vários pontos do Estado e a aproximação da festa do Rei Momo, a euforia e alegria de alguns foliões pode acabar em uma grande dor de cabeça. Não de ressaca, mas, com a perda do principal documento utilizado pelos foliões para se identificar enquanto se diverte, a carteira de identidade. 

 

Na hora de sair no bloco, de ficar na pipoca, aproveitar aquele baile carnavalesco, ou até mesmo pegar aquela praia, muita gente, por conta do clima de alegria e descontração, acaba relaxando, e deixando de tomar os devidos cuidados com o seu RG. Não é por acaso que no período de grandes festas populares é comum o aumento de extravio, furto, roubo e até mesmo a inutilização do documento por rasura. 

 

Por esse motivo, a Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação de Alagoas, faz um alerta para os foliões sobre os cuidados com o RG durante o período do Carnaval. A principal delas, é utilização do aplicativo RG Digital AL, a versão online da carteira de identidade de Alagoas para aparelhos celulares smartphones.  

 

Anizio Amorim, superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas explicou que o aplicativo é gratuito, seguro, 100% biométrico, e está disponível nas versões iOS e androide. O app que pode ser baixado apenas por portadores de carteiras de identidade emitidas a partir de agosto de 2019, permite aos proprietários do documento físico carregar a versão digital do RG no seu celular. 

 

“Basta fazer o download do aplicativo RG Digital Alagoas nas lojas virtuais, e fazer a leitura do Código QR no verso da carteira de identidade. Em seguida, o aplicativo irá solicitar para que o proprietário crie uma conta pessoal, registrando nome e e-mail, cadastro que será validado através do reconhecimento facial”, explicou o superintendente. 

 

Mas, para aquelas pessoas que não estão aptas a baixar o aplicativo, e que irão utilizar a versão física do RG, a principal dica é proteger bem o documento com um invólucro extra. Evitar guardar a carteira de identidade em bolsos, principalmente os de trás, além de prevenir furtos e roubos, essa dica evita também que o documento caia quando a pessoa for sentar ou ir ao banheiro, por exemplo. 

 

O ideal é guardar a carteira de identidade numa pochete, doleira ou bolsa pequena resistente ou à prova d'água. Evitar expor o documento a chuva, banho de mangueira, piscina, rios e praias, o famoso mela mela de carnaval e até mesmo ao suor, tudo isso pode rasurar ou danificar o documento, em alguns casos até inutilizá-lo.  

 

O perito-geral da Polícia Científica, Manoel Melo, faz outro importante esclarecimento para as pessoas que mesmo tomando todos esses cuidados, ainda se torne vítima de furto, roubo, ou perda do RG durante o carnaval. A primeira orientação é registrar um boletim de ocorrência policial, que pode ser nas delegacias ou virtualmente no site da Polícia Civil. 

 

Reabertura do Instituto 

Durante o mês de fevereiro, o Instituto de Identificação está adequando o sistema para implantação do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), por esse motivo, o órgão suspendeu o atendimento para emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade. Mas, a superintendência do Instituto de Identificação já confirmou o retorno de atendimento à população para o dia 6 de março.