25/02/2022 13:48 | Serviços

Instituto de Identificação de Alagoas amplia número de postos com agendamento presencial


Ascom Perícia Oficial


Aarão José

Após experiência exitosa no agendamento presencial nos postos do Instituto de Identificação nos municípios de Murici e União dos Palmares, o órgão anunciou a ampliação do serviço. A partir de hoje, os postos de Cacimbinhas, Major Isidoro, Pilar, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, São José da Tapera, e Taquarana, passaram a funcionar apenas com esse tipo de marcação.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a alteração do agendamento on-line para presencial foi realizada para garantir a população o acesso aos serviços da instituição de forma gratuita. Como também, evitar fraudes no sistema de agendamento que gerava uma fila de espera para o atendimento nessas unidades.

“Após reclamações e denúncias dos moradores desses municípios, detectamos que algumas Lan Houses dessas cidades estavam burlando o sistema para se apropriar e revender as vagas de atendimento. Ou seja, além de vender irregularmente o serviço, esses locais prejudicavam a população interessada em fazer o agendamento que é totalmente gratuito.” Explicou Amorim.

Ainda de acordo com o superintendente, cada um desses postos terá uma equipe para fazer o agendamento presencial. Basta, os interessados procurar as unidades de segunda a sexta-feira, portando algum documento original para verificar a disponibilidades de horários e fazer o agendamento.

As vagas são disponibilizadas diariamente de acordo com a capacidade de atendimento das unidades, sempre para atendimento na semana seguinte. Para evitar fraudes, apenas a própria pessoa, ou um responsável legal poderá fazer o agendamento.

Inicialmente, a mudança na regra de agendamento está sendo apenas para essas nove cidades. Para os demais postos da rede do Instituto de Identificação, o agendamento continua sendo realizado através do endereço eletrônico www.periciaoficial.al.gov.br que é a página oficial na internet da Perícia Oficial.

Carnaval

Devido ao ponto facultativo do período carnavalesco, os postos do Instituto de Identificação não irão funcionar com atendimento ao público de segunda a quarta-feira, da próxima semana. As atividades retornaram ao normal na quinta-feira, dia 3 de março.