13/03/2023 18:41 | Educação

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas seguem até sexta-feira (17)

Escolas devem realizar suas inscrições exclusivamente por meio do site http://www.obmep.org.br


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

As escolas têm até a próxima sexta-feira (17) para realizar as inscrições em uma das principais competições de conhecimento do Brasil, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2023. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo site www.obmep.org.br, de forma gratuita para escolas públicas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição. 


No mesmo endereço, as unidades de ensino também têm à disposição um acervo com as provas dos anos anteriores, banco de questões e simulados para estimular a preparação dos alunos.


Em sua 18ª edição, a competição abrange os estudantes do 6º ano do ensino fundamental e do 3ª ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas. A primeira fase do certame deve acontecer no dia 30 de maio. Objetiva, cada prova tem 20 questões de múltipla escolha e caráter eliminatório. Serão classificados para a fase seguinte os alunos que obtiverem as maiores notas nesta primeira prova. Já a divulgação do resultado está prevista para o dia 2 de agosto.


Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Obmep visa fomentar o interesse pelo estudo da matemática, descobrir talentos na área e fortalecer a formação de professores.


Na edição 2022 da Olimpíada, Alagoas registrou a participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas. Foram 93 medalhas conquistadas, sendo duas de ouro, 17 de prata e 74 de bronze. Pela rede estadual de ensino, foram 25 medalhas - três de prata e 22 de bronze. Além disso, também foram premiados dois professores e oito escolas.


*sob supervisão