18/05/2023 13:37 | Educação

Inscrições para a Olimpíada Alagoana de Química vão até o próximo dia 27

Competição é voltada para alunos da rede pública e particular de ensino; instituições públicas não pagam taxa de inscrição


A OALQ integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e é organizada pelo IFAL

José Demétrio


Rafaella Ramos*

Se você é estudante e ama química, essa oportunidade é para você: já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Alagoana de Química de 2023 (OALQ). Escolas públicas ou privadas interessadas em participar têm até o dia 27 de maio para efetuar a inscrição, que é gratuita para os alunos das instituições públicas.


Para se inscrever, o responsável pela escola ou o professor precisa acessar os links  https://app.obquimica.org/login ou https://al.inscricoes.obquimica.org/.


A OALQ integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e é organizada pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), sendo destinada a estudantes que estão matriculados regularmente do 9º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio. São duas modalidades de prova: OALQ-A, destinada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio e a OALQ-B, voltada para as turmas 2ª e 3ª série do ensino médio.


Avaliação


A prova ficará disponível de forma virtual a partir das 8h da manhã, no dia 16 de junho seguindo até às 22h do dia 17 de junho. Os alunos participantes podem acessá-la pelo link https://al.inscricoes.obquimica.org/.




O resultado será divulgado até o dia 5 de agosto, no site da Olimpíada Alagoana de Química.


Premiações


As premiações acontecem em quatro modalidades: modalidade A, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; modalidade B, aos alunos da 1ª série do ensino médio e do médio técnico; modalidade C, para os alunos da 2ª série do ensino médio e médio técnico e modalidade D, para os alunos da 3ª série do ensino médio e do ensino médio técnico.


Cada modalidade receberá a premiação obedecendo a proporção de 1:2:3 para as certificações de Selo Ouro, Prata e Bronze, respectivamente, havendo, no máximo, 5 certificações associadas às maiores notas, que é o Selo Ouro.


Os aprovados sem medalhas com escores a partir de 50 pontos ganharão certificados de Menção Honrosa. Os estudantes que participarem da OALQ vão receber o certificado de Participação, desde que tenham acessado o sistema, e tenham respondido às questões.


Tem ainda a premiação para alunos da rede pública de ensino melhor classificados: eles serão agraciados com o certificado Destaque Estadual.


*Com informações da OALQ.