03/05/2022 15:18 | Desenvolvimento Econômico

Incentivado pelo Governo de Alagoas, Laticínio Timbaúba recebe certificação SISBI

Empresa é a segunda do Estado e a primeira do segmento lácteo a receber da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e do Ministério da Agricultura a certificação


Fotos Guido Jr. / Ascom Sedetur


Cecília Tavares / Ascom Sedetur

A empresa alagoana do ramo de laticínios, Timbaúba, recebeu a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI – POA), que garante a chancela para a empresa comercializar os seus produtos em qualquer estado brasileiro. A certificação ocorreu nesta terça-feira (03), na Casa da Indústria.

 

Incentivada pelo Governo do Estado, que desonera o ICMS da cadeia produtiva leiteira em Alagoas, o laticínio Fazenda Timbaúba é a segunda empresa do Estado e a primeira do segmento lácteo a receber da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e do Ministério da Agricultura a certificação SISBI-POA.

 

“A política de modernização de incentivos do Governo do Estado voltada para a agroindústria contribuiu muito para o desenvolvimento do segmento da cadeia do leite em Alagoas. O selo SISBI-POA é extremamente importante para a Timbaúba, porque, apenas com a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), ela estaria limitada a comercializar apenas dentro de Alagoas. Então, essa é uma conquista não só da Timbaúba, mas de toda a cadeia produtiva do leite – a primeira de várias que podem obter a certificação e expandir seus negócios. Importante destacar a parceria pública com a iniciativa privada, que gera um impacto social extremamente positivo para o nosso Estado”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Luiz Gomes.



 

Com cerca de 30 indústrias formais, a Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas tem uma enorme importância econômica e social para o Estado, sendo uma das maiores geradoras de emprego e renda. Localizada no município de Cacimbinhas, a 175 km da capital alagoana, a Fazenda Timbaúba teve início na década de 1950, sendo atualmente administrada pela terceira geração familiar, com produção de leite, iogurtes, coalhada, manteiga e queijos.