26/09/2023 13:08 | Segurança

IML de Maceió tenta identificar corpos de suspeitos mortos em confronto com a PM

Perícia criminal no local realizada pelo IC indicou perseguição e confronto com a guarnição policial


Família do homem carbonizado procurou a sede do órgão na manhã desta terça-feira (26)

Ascom Polícia Científica


Aarão José / Ascom Polícia Científica

O Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML de Maceió) iniciou os exames cadavéricos e de identificação humana nos corpos dos dois homens envolvidos em uma ocorrência policial no bairro do Clima Bom, na noite de segunda-feira (25). Um deles morreu carbonizado dentro de um carro roubado, e o segundo foi socorrido, mas morreu no Hospital Geral do Estado.

 

A chefe do Departamento de Identificação Humana do IML, perita odontolegista Ana Paula Carneiro Nemésio, explicou que a família do homem carbonizado procurou a sede do órgão na manhã desta terça-feira (26). Como não será possível fazer o exame necropapiloscópico, devido ao estado de carbonização do cadáver, o técnico forense recebeu os familiares e explicou os procedimentos que serão adotados para identificar o corpo.

 

“Os familiares foram orientados a localizar e levar para o IML, prontuário de atendimento e resultados de exames odontológico para a realização do exame odontolegal. Caso eles não apresentem esses documentos, ou se eles não possuírem as informações necessárias para realizar a comparação com os arcos dentários, iremos coletar material genético de um familiar de primeiro grau para o exame de DNA”, explicou a odontolegista.

 

A família do segundo cadáver envolvido na mesma ocorrência, recolhido na manhã de hoje no HGE, também compareceu ao IML e recebeu todas as orientações sobre a identificação do corpo. Como eles apresentaram apenas uma cópia da carteira de identidade, será necessário a realização do exame de necropapiloscopia, que consiste na coleta das digitais do cadáver e busca no arquivo civil do Instituto de Identificação de Alagoas, cujo resultado deverá sair no prazo de até 48 horas.

 

Perícia de local

 

De acordo com o perito criminal Edson Júnior, responsável pelo exame pericial no local da ocorrência, a dinâmica mostrou que houve uma perseguição policial com troca de tiros, quando o veículo usado pelos suspeitos colidiu em uma carreta estacionada e entrou em combustão.

 

Ele explicou que na mesma ocasião, a viatura que vinha logo atrás colidiu em um poste de transmissão de energia elétrica. Mesmo assim, os integrantes da polícia militar conseguiram retirar um dos suspeitos e socorrê-lo para o hospital, mas o outro homem permaneceu no interior do veículo e sofreu carbonização acentuada.

 

“Com a colisão no para-choque braseiro, o homem carbonizado pode ter sofrido fraturas nas costelas, braço e perna, o que impossibilitou a saída dele do carro. O sobrevivente foi arrastado pelos policiais conforme marcas no chão. Também foram coletadas uma arma carbonizada dentro do carro e uma grande quantidade de estojos 9mm em vários quadrantes na via pública, confirmando o confronto e perseguição policial”, explicou o perito criminal.