18/09/2023 11:32 | Meio Ambiente

IMA intima Prefeitura de Japaratinga a definir acessos da população à praia do Salgado

Município tem 30 dias para apresentar acessos sob pena de multa e processo penal


Grade na praia do Salgado em Pajaratinga

Ascom IMA


Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) intimou a Prefeitura de Japaratinga, no Litoral Norte do estado, para que, no prazo de 30 dias, apresente relatório definindo todos os locais de acesso à Praia do Salgado, onde foi instalada uma cerca por um empreendimento hoteleiro, impedindo o acesso da população à área de praia.


A intimação tem como base o artigo 21 do Decreto Federal n.º 5.300/2004, que regulamenta a Lei Federal n.º 7.661/88 que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), e dispõe sobre regras de uso e ocupação da Zona Costeira, além de estabelecer critérios de gestão da orla marítima e dá outras providências.


Ainda de acordo com a notificação, após a definição quanto às demarcações dos acessos à praia e ao mar, a Prefeitura de Japaratinga deverá encaminhar à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e ao IMA, para homologações. Caso não atenda à intimação, a Prefeitura de Japaratinga estará sujeita a multas e processos penais.


“Nós estamos atentos a essas situações que vêm ocorrendo em várias cidades costeiras de Alagoas, embora a atribuição de definir os acessos da população às praias seja atribuição primordial das prefeituras locais, o que não impede que o IMA e o MP possam tomar as medidas cabíveis”, disse o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César.

Leia Também

Caso Braskem: Governo de Alagoas exige presença de moradores e prefeitos em negociações

Leia mais

Paulo assina parceria para transformar Nordeste em líder global de produção de Hidrogênio Verde

Leia mais

Creche Cria da Grota do Cigano será entregue pelo Governo de Alagoas

Leia mais