14/03/2023 15:47 | Meio Ambiente

IMA abre inscrições gratuitas para o Seminário das Águas

Evento marca a abertura da programação da Semana da Água organizada pela equipe do Instituto



Clarice Maia / Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) preparou uma programação especial para comemorar a Semana da Água, entre os dias 20 e 24 de março. A abertura acontecerá com o Seminário das Águas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço https://doity.com.br/semana-da-gua-do-instituto-do-meio-ambiente-do-estado-de-alagoas-1.

 

O seminário será realizado na sede do IMA/AL e contará com seis palestras: Mudanças climáticas e o regime de chuvas; Várzea da Marituba do Peixe o pantanal alagoano; Importância da análise de água e balneabilidade das praias alagoanas; A importância das florestas na preservação dos mananciais de água doce; A educação ambiental como ferramenta pedagógica na sensibilização sobre o uso consciente da água; Projeto cultivar água / sede de aprender: a importância do acesso água potável nas escolas alagoanas.

 

O evento tem como público prioritário pessoas que se interessem pelas temáticas, professores, estudantes universitários e de ensino médio. Também será entregue um certificado de seis horas para os participantes.

 

Semana da Água

 

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Este ano, o tema para as atividades, pensado pela equipe do IMA/AL, é Cultivar Água. e a

 

Programação:

 

Dia 21/03

Oficina de análise de água e balneabilidade

Horário: 9h às 12h

Local: sede do IMA/AL

Atividade: 45 estudantes do ensino médio, divididos em três grupos, vão conhecer a rotina do laboratório do IMA e participar de oficina sobre os parâmetros analisados pelo laboratório e a importância da divulgação dos resultados para a saúde pública.

 

Lançamento do material informativo/educativo dos projetos Sede de Aprender, Cultivar Água e Fossa Jardim

Horário: 12h às 13h20

Atividade: Apresentação dos resultados do projeto Sede de Aprender e dos materiais educativos.

 

Dia 22/03

Trilha ecológica na APA do Catolé / visita à Estação de Tratamento de Água da casal / plantio de mudas nativas

Horário: 8h às 11h

Local: base BPA/ APA do Catolé / Estação de Tratamento da Casal.

Atividade: 30 estudantes do ensino médio farão visita à sede do Batalhão de Polícia Ambiental para conhecer as atividades desenvolvidas pela equipe; trilha guiada pelos policiais e técnicos do IMA/AL pela mata até o açude do Catolé; plantio simbólico de árvores; visita à sede de tratamento de água da Casal para conhecer o sistema de captação, tratamento e abastecimento de água.

 

Circuito Cria

Horário: 9h às 16h

Local: Santana do Ipanema

Atividade: Jogos ambientais; tenda de distribuição de mudas nativas; oficina de sabão.

 

Dia 23/03/2023

Barco-Escola na Pajuçara

Horário:09h às 12h

Local de embarque: em frente ao Lopana

Atividade: 50 estudantes da educação básica farão visitar à enseada da Pajuçara; vão realizar análise da água; receberão explicações sobre os tipos de algas que ocorrem nos corais daquela área, e vão receber orientações sobre fauna local, infrações ambientais e conduta consciente em ambientes recifais.

 

Dia 24/05/2023

Mutirão de limpeza / Ecocine Nossa Praia

Local: Marco dos Corais

Horário: 16h às 18h30

Público: alunos da educação básica fundamental II

Atividade: Estudantes da educação básica fundamental II participarão de grande mutirão de limpeza na praia de Pajuçara/Ponta Verde, com separação dos resíduos; exposição de parceiros; jogo da roleta Nossa Praia; Ecocine e música instrumental ao vivo.