12/11/2023 07:17 | Saúde

I Weekathon em Saúde de Alagoas é concluída com apresentação de projetos inovadores

Iniciativa promovida pela Sesau reuniu estudantes da área de tecnologia de informação


Durante o evento foram apresentados trabalhos que buscaram soluções e aprimoramentos para os sistemas de atuação do SUS

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Secretaria da Ciência de Tecnologia (Secti), concluiu neste sábado (11) a I Weekathon em Saúde de Alagoas. A iniciativa reuniu estudantes da área de computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal) e Centro Universitário de Maceió (Cesmac), no auditório da Uncisal.


Durante o evento foram apresentados trabalhos que buscaram soluções e aprimoramentos para os sistemas de atuação do SUS nas áreas de saúde mental, acesso à saúde, maternidade e primeira infância e gestão de saúde.


O superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas, Ermi Ferrari, explicou que foram apresentados protótipos de programas e sistemas que buscam auxiliar e aprimorar a gestão pública de saúde. “O investimento em tecnologia de informação e a parceria com a comunidade acadêmica é essencial para o avanço da qualidade da prestação de serviços de saúde em todo o Estado”, destacou.  


Ao final do evento foram divulgados os vencedores sendo a equipe com o tema de Maternidade e primeira infância ficando com o primeiro lugar. “Além da oferta de estágios na área, realizada em parceria com empresas da área, um participante da equipe vitoriosa será contratado pela Sesau para fazer parte do setor de inovação em saúde, uma oportunidade única para o crescimento profissional e acadêmico”, ressaltou Emir.


Já a supervisora do setor de saúde da Sesau, Tereza Cristina, lembrou que o incentivo à inovação tem sido uma marca da gestão estadual de saúde. “A constante inovação e investimento na qualidade da gestão pública são ferramentas que recebem uma atenção especial de todo o governo do estado, pois este compreende que a chave para a eficiência e resolutividade é o constante investimento na ciência e tecnologia”, salientou.