20/10/2023 18:26 | Saúde

Hospital Metropolitano realiza exames oftalmológicos em 60 pacientes atendidos pelo Programa Vida Nova nas Grotas

Maior queixa dos pacientes é a dificuldade na visão pela necessidade do uso de óculos e casos de glaucoma


O aposentado Amaro Vieira, de 67 anos, foi um dos 60 pacientes atendidos_

Olival Santos / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

O Hospital Metropolitano de Alagoas recebeu 60 pessoas nesta sexta-feira (20), para a realização de procedimentos oftalmológicos. A ação é resultado da triagem realizada na Grota das Piabas, no bairro Jacintinho, na última edição do Programa Vida Nova nas Grotas. Grota das Piabas, no bairro Jacintinho. 

Os exames feitos no laboratório de oftalmologia do hospital são de refração, que analisa a estrutura ocular, seu funcionamento e determina o grau dos óculos, e a biomicroscopia, que tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central). 

Também é realizada a tonometria, que analisa a pressão ocular e que tem a função de detectar o glaucoma; bem como, o exame do fundo do olho, destinado a identificar doenças sistêmicas. 

De acordo com a oftalmologista Maria Helena Amorim, a maior queixa dos pacientes é a dificuldade na visão pela necessidade do uso de óculos e casos de glaucoma. 

“Nós estamos fazendo uma ação social que é muito importante para a população. O exame oftalmológico periódico pode prevenir muitas doenças. É de suma importância que os pacientes, principalmente os diabéticos, façam periodicamente o exame de fundo de olho para a prevenção da cegueira”, disse a médica. 


Uma das pacientes atendidas no Hospital Metropolitano foi a dona de casa Lilian Soares Rodrigues, de 44 anos. “Já tem quatro anos que uso óculos e tenho dificuldades para ler sem eles. Venho sentindo algumas dores, por isso procurei pelo atendimento. Fui muito bem recebida aqui. É a primeira vez que pude fazer um exame detalhado, sem aquela pressa de acabar logo. O hospital e toda a equipe estão de parabéns”, relatou. 

Outro paciente recebido no consultório oftalmológico foi o aposentado Amaro Vieira, de 67 anos. Ele já passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo e tem apresentado dificuldades na visão. “Minha lente intraocular ficou opacificada, mas a médica me disse que pode ser feito um laser e vai ficar tudo normal. Só tenho a agradecer, fui muito bem atendido aqui. Recomendo para todos”, contou. 

O Programa 

O Vida Nova nas Grotas é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado, voltada para os moradores das grotas da capital alagoana. Entre as ações desenvolvidas está a realização de serviços e consultas em diversas áreas médicas, com profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).