01/02/2024 14:06 | Saúde

Hospital Ib Gatto Falcão é referência em atendimento de urgência e emergência para a população de Rio largo

Unidade hospitalar é mantida e gerenciada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Hospigraf é referência para a assistência de urgência e emergência geral, obstétrica, clínica médica e pediatria

Pedro Junior / Ascom Sesau

Maju Silva / Ascom Sesau

Criado para atender as necessidades da população riolarguense e região, o Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão (Hospigaf) oferta atendimentos de porta aberta em urgência e emergência geral, obstétrica, clínica médica e pediatria. Para isso, a unidade conta com o apoio diagnóstico do laboratório de exames complementares, radiologia convencional e eletrocardiograma, e oferta, ainda, um serviço de ortopedia de baixa complexidade, com serviço de mobilização, além de ser referência em saúde mental.

O hospital compõe a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo vinculado e mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). No caso dos atendimentos na área ambulatorial, a referência são as unidades de responsabilidade da Rede Municipal de Saúde de Rio Largo.

Na estrutura funcional, o Hospigraf conta com 95 leitos cadastrados pela Sesau, divididos entre pronto atendimento, clínica médica e saúde mental. Mesmo sendo uma unidade de porta aberta, o hospital é destinado ao atendimento de urgência e emergência, desde a baixa complexidade até a alta complexidade.

Isso significa que a unidade estabiliza o paciente, retirando-o  do risco de morte e o encaminha para outros hospitais da Rede Estadual de Saúde e que oferecem assistência na área de Alta Complexidade. Entre estas unidades estão o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), por exemplo, situados na capital alagoana.

Nos casos de menor gravidade, como por exemplo, retirada de pontos cirúrgicos, troca de sonda, os usuários do SUS devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vinculadas à Rede Municipal de Saúde de Rio Largo. Isso porque, estes procedimentos são relacionados à Atenção Básica de Saúde, o que significa que devem ser executados nos postos de saúde municipais.

Segundo Izabelle Lins, diretora administrativa do Hospigaf, a gestão da unidade vem trabalhando no processo de reestruturação iniciado em 2023. “Estamos atuando para ampliar a nossa ala de saúde mental e reabrimos a nossa maternidade para partos normais e cesarianos, além da UCI [Unidade de Cuidados Intermediários] e a Pediatria. Atualmente atendemos as parturientes que chegam em períodos expulsivos em nossa unidade, acolhendo as mesmas e realizando os partos com uma equipe qualificada em obstetrícia”, salientou.