17/05/2023 14:48 | SaúdeCapacitação

Hospital de Emergência do Agreste promove curso de Gestão, Tecnologia e Inovação em Saúde

Unidade investe na formação continuada dos profissionais para assegurar assistência qualificada aos usuários


Tony Medeiros / Ascom Sesau

A qualificação dos profissionais é um dos pontos que recebe atenção da Direção do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Nesta quarta-feira (17), o Centro de Estudos e o Núcleo de Educação Permanente da unidade realizaram a aula inaugural do Curso de Gestão, Tecnologia e Inovação.

 

“O objetivo é sempre qualificar os profissionais para que o acolhimento seja realizado da melhor forma possível. Valorizamos nossos profissionais trazendo para o HEA estas atividades de capacitação para que eles estejam sempre cientes das novidades”, afirmou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.

 

O curso tem um total de 60 horas, que serão distribuídas de maneira presencial no auditório do HEA, e também à distância, através da plataforma Meet. Todas as 25 vagas foram preenchidas com participação de médicos residentes do próprio hospital, contemplando a grade de estudos, além de profissionais de outros setores e de outras instituições de saúde.

 

O cronograma foi separado em módulos: Evolução histórica do desenvolvimento tecnológico em saúde; Importância do clima organizacional na qualidade da assistência; Segurança do paciente e fluxos assistenciais com maior desempenho e resultados qualificados; Ferramentas de gestão e diagnóstico para organização dos processos de trabalho; Gestão de patrimônio e ambiência e arquitetura hospitalar; e Comunicação efetiva em ambientes de prestação de serviço em saúde.

 

Também serão abordados os temas Liderança em saúde (conceito, classificação e importância); Requisitos para a contratação de um profissional de saúde no século XXI; Avaliação de desempenho e avaliação de processo de trabalho; Inovação em saúde que revoluciona o mercado atual; e Custos de insumos em saúde.

 

O cronograma é complementado com outras atividades, que correspondem a 12 horas: Participação em chats, leitura de livros, testes avaliativos, e estudo de caso clínico (simulação). “Nos últimos 10 anos estamos acompanhando um grande avanço nas tecnologias em saúde. É importante que os profissionais estejam sempre atualizados em relação a estas ferramentas, para melhorar e qualificar a assistência prestada aos usuários”, explicou o médico Jean Rafael, presidente do Centro de Estudos do HEA.