07/03/2023 14:50 | Saúde

NESTA QUARTA-FEIRA (8)

Hospital da Mulher terá Ambulatório para Tratamento da Endometriose

Governador Paulo Dantas inaugura unidade de serviço que será destinado ao diagnóstico e tratamento de um dos problemas ginecológicos que mais afligem as mulheres


Ambulatório de Endometriose vai funcionar no Hospital da Mulher

Ascom Sesau / Arquivo


Suely Melo / Ascom Sesau

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), situado no bairro Poço, em Maceió, vai passar a contar com o primeiro Ambulatório Alagoano de Endometriose, inflamação provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. A inauguração do serviço ocorre a partir das 8h e vai contar com a presença do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.


No Ambulatório de Endometriose, as mulheres alagoanas poderão identificar o problema e realizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, a endometriose está entre os principais problemas ginecológicos presentes nas mulheres e causa sérios transtornos, conforme destacam especialistas em ginecologia.


Para se ter ideia, as mulheres acometidas pela endometriose sofrem com a presença de cólicas durante o período menstrual, mas, em alguns casos, as dores são tão intensas e persistentes que acendem um alerta sobre a saúde da mulher. A doença atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS).


Conquista 

Conforme o secretário de Estado da Saúde, o Dia Internacional da Mulher é marcado como símbolo de conquistas e o Ambulatório Alagoano de Endometriose é mais uma delas, por isso, foi o dia escolhido para o início das atividades. A OMS [Organização Mundial da Saúde] estima que 180 milhões de mulheres enfrentam o problema no mundo, destas, sete milhões são brasileiras. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para minimizar os impactos e, desse modo, estaremos disponibilizando mais este serviço à população alagoana", salientou Gustavo Pontes de Miranda.