18/11/2023 14:58 | Saúde

Hospital da Mulher dá prosseguimento a consultas oncológicas pelo Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer

Até este sábado (18), 54 atendimentos foram agendados na unidade

Iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer

Marco Antônio

Suely Melo/Ascom Sesau

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está dando prosseguimento aos atendimentos das pacientes oncológicas contempladas pelo Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer. Até este sábado (18), 54 atendimentos foram agendados na unidade. A iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer e tem o objetivo de zerar a fila de pacientes que aguardam por assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica oncologista Rafaella Toledo relata que o Hospital da Mulher faz todo o processo de investigação até o diagnóstico das pacientes para que elas tenham acesso ao tratamento e marcação de cirurgia, caso necessário. As consultas oncológicas são realizadas na unidade as quartas, sextas e sábados.

“O perfil das pacientes atendidas pelo HM são os mais diversos, desde pacientes sem nenhum diagnóstico ainda, mas que têm uma massa tumoral, um nódulo, a ser investigado. Também temos as pacientes que já têm o diagnóstico, que já sabem pela biópsia que se trata de um câncer. Então daí vamos poder estadiar e ver se aquele tumor já está em metástase para que a paciente que tiver indicação cirúrgica já possa marcar a cirurgia”, salientou a oncologista.

Cirurgias e agendamentos

De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, em uma semana o Hospital da Mulher realizou quatro cirurgias de pacientes do câncer e mais quatro estão agendadas para a próxima semana. “As ações do Plano Emergencial de Oncologia têm acontecido de maneira eficaz. O Hospital da Mulher é uma das unidades onde fazemos esse atendimento para as pacientes mulheres. O objetivo da entrada delas aqui é através da consulta no ambulatório, seguimento com os exames, diagnósticos e também damos continuidade às cirurgias. O objetivo do plano emergencial, que é garantir à celeridade desses processos e o acesso rápido as cirurgias, tem sido efetuado de maneira eficaz”, relatou a gerente.

Solange Almeida, de 52 anos, levou sua mãe Darci Oliveira, de 83 anos, para fazer a consulta com a oncologista no HM. “O atendimento de hoje foi ótimo, gostei muito da médica. Espero que tudo se resolva logo e minha mãe fique bem o mais rápido possível. Já vou marcar a cirurgia dela. Só tenho a agradecer”, disse Solange.

Maria Flor da Silva, de 77 anos, também foi atendida no HM neste sábado e relata que ficou muito satisfeita com o atendimento que recebeu na unidade. “Foi o meu primeiro atendimento aqui, foi ótimo. A médica me atendeu muito bem, me examinou e eu recomendo o hospital para todo mundo”, contou a idosa.

Ações do plano

Nas Clínicas da Família estão sendo realizadas consultas de triagem com pacientes que já possuem diagnósticos confirmados ou suspeitos. No Hospital da Mulher foram ampliados os consultórios oncológicos por meio de consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia. No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que já realiza consultas de triagens hemato-oncológicas, foi reforçada a estrutura para as consultas.

Na frente relacionada aos exames de imagens, o Estado de Alagoas, dentro do seu parque tecnológico, está ofertando exames específicos. No Hospital da Mulher podem ser feitos exames de biópsia de colo de útero e mama, mamografia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), exames de colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital do Coração Alagoano, ressonâncias.

Já no Hospital Regional da Mata (HRM) estão sendo feitas tomografias e Ultrassonografias e no Hospital Regional do Norte (HRN), biópsia da próstata, colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. O Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) oferta biópsias de próstata e tireoide, mamografia e ultrassonografia. O Centro de Patologia Médico e Laboratorial (CPML) faz todas as análises patológicas dos exames coletados na rede hospitalar relacionados às biópsias e os exames laboratoriais de marcadores tumorais. Além disso, o Hemoal está dando suporte hemoterápico, biópsia de medula e mielograma.

Em relação a cirurgias, a rede Filantrópica Habilitada de Alta Complexidade, por meio do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), irá ampliar e ofertar Apoio e Cooperação Técnica (Sesau e HU/Ufal), além de reforço da equipe médica e dos leitos clínicos e ressonância com contraste. Na Rede Pública Estadual as cirurgias ginecológicas e de mama serão feitas no HM e as de cabeça e pescoço e neuro no HMA. A quimioterapia e a radioterapia são de competência única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena do município.