20/12/2023 17:06 | Segurança

Homenagens marcam comemorações do 39º aniversário do 4º BPM

Policiais foram reconhecidos pelas apreensões de armas de fogo e entorpecentes, bem como por atuação em ocorrências de violência doméstica

Ascom PM

Uma manhã marcada por homenagens celebrou o aniversário de 39 anos de existência do 4º Batalhão da Polícia Militar. Com sede no Farol, ele é comandado atualmente pelo major André Calvano. O evento foi realizado no auditório da Uninassau e reuniu a tropa do batalhão e convidados para a entrega de placas e certificados de agradecimento. Os policiais da unidade que se destacaram no segundo semestre de 2023, nas categorias de apreensão de armas de fogo, apreensão de entorpecentes, ocorrências de perturbação do sossego alheio e de violência doméstica, bem como os policiais que se destacaram na atividade administrativa receberam certificados.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, também foi um dos homenageados e destacou a importância da unidade no policiamento da capital alagoana. “O 4º BPM é um dos nossos melhores batalhões, responsável pela segurança pública de uma área extremamente importante da nossa cidade e o valoroso trabalho destes policiais aqui presentes contribuíram de maneira grandiosa para que a PMAL estivesse no patamar de referência em que se encontra”, ressaltou.

Entre as autoridades homanegadas o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira; a coronel da reserva remunerada, Valdenize Ferreira; representando o Comando de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnnes; os veteranos convidados, tenente-coronel Givago de Almeida, capitão Jackson dos Santos, subtenente José Ulisses Ferreira e segundo-sargento Sérgio Luiz de Araújo, bem como comerciantes parceiros da unidade.

HISTÓRICO

O 4º BPM foi criado no dia 28 de dezembro de 1984, sob o governo Divaldo Suruagy e teve como seu 1º comandante o tenente-coronel Valdemir do Carmo Silva. Quando de sua criação, o 4º BPM teve sua sede na guarnição policial militar do Trapiche da Barra - GPMTB, lá ficando até 1986, ano em que foi transferido para o atual endereço permanecendo até hoje. No dia 29 de outubro de 1992, a unidade passou a ser denominada de 4º Batalhão de Polícia Militar “Coronel PM Carlos Eugênio Pires de Azevedo”.

Atualmente, o 4º BPM é uma unidade operacional formada por homens e mulheres, que, diuturnamente, saem para as ruas com duas funções precípuas: a de policiamento preventivo e manutenção da ordem pública, visando a diminuição dos índices criminais e aplicando a lei em bairros da capital, o que totaliza uma área de responsabilidade de cerca de 46km², como os bairros do Farol, Clima Bom, Bebedouro, Chã da Jaqueira, e adjacências, firmando-se como umas das unidades mais importantes da PMAL.