08/03/2023 18:19 | Saúde

HOMENAGEM

Mulher: Sensibilidade e organização impulsionam acolhimentos no HEA

Conheça as histórias de duas servidoras que contribuem para assegurar assistência qualificada no maior hospital público do interior de Alagoas


Roseli Rocha atua no setor de Qualidade de Vida dos Trabalhadores e cuida da saúde de quem cuida dos pacientes

José Gabriel / Ascom HEA


Tony Medeiros / Ascom HEA

"Não vejo prontuários nem boletins. Enxergo pessoas". As palavras de Cícera Neide Gonçalves, de 62 anos, são o reflexo da realidade diária de acolhimentos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Cicinha, como carinhosamente é chamada pelos colegas, é responsável pelo setor de faturamento da instituição hospitalar. Pelas mãos e pelo computador dela passam as informações que comprovam os atendimentos aos pacientes. Neste setor burocrático, o calor humano prevalece.


"Aqui não tem a frieza dos números. A gente tem a condição de ver como está o hospital, quais os atendimentos. A gente sente de fato o que está acontecendo na instituição. Mas é sempre com olhar de carinho e cuidado com os pacientes. Não são papéis, são pessoas. São vidas salvas", salientou.


Há 10 anos, Cícera chegou para trabalhar no HEA. Todos os dias exercita a visão humanizada no atendimento, conforme incentivo da direção da unidade hospitalar. "Mulher tem muito disso, né? Cuidar, acolher, buscar agregar valores para o desenvolvimento do coletivo. É seguir o exemplo da nossa diretora, Bárbara Albuquerque. Esta condição de enxergar o mundo de maneira minuciosa, atenta e colaborativa", explicou.


Ajudar

Corredores, alas, enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTI's). Um hospital é dividido em várias partes que, unidas, formam o todo e salvam vidas. Inclusive cuidando dos próprios servidores. Roseli Rocha trabalha no HEA há 15 anos. Começou na Tesouraria, passou pela administração, até que assumiu o setor de Qualidade de Vida dos Trabalhadores (QVT). Trabalha incansavelmente para atender a demanda que cuida da saúde de quem cuida dos pacientes. "São atendimentos em várias especialidades e marcações de exames. Por aqui passam mais de 50 pessoas por dia", revela.


Este cuidado é visto nas ações de Roseli. "Acredito que a mulher consegue ter uma visão do todo. Ter este cuidado com as pessoas e a organização para que tudo dê certo. Assim a gente não encontra dificuldades que não possam ser resolvidas. A gestão do hospital também tem esta forma de atuar, com 100% de cuidado para ajudar", disse Roseli, ao acrescentar: "Mulher faz mil e uma coisas ao mesmo tempo. Corro pra um lado, para o outro, só não pode parar", afirmou.


"Todos os profissionais do Hospital de Emergência merecem elogios pela dedicação e empenho no cumprimento das tarefas. Mas neste Dia Internacional da Mulher vou ressaltar o quanto elas são importantes na construção de um tratamento humanizado. Cuidadosas, organizadas, carinhosas. Colaboram demais para que o HE do Agreste tenha excelência e seja referência nos atendimentos", ressaltou Bárbara Albuquerque, diretora do HEA.