02/02/2024 14:29 | Saúde

HGE reafirma importância de cuidados nas vias públicas para evitar acidentes durante o Carnaval

Em 2023, a unidade hospitalar atendeu 476 pessoas vítimas do trânsito no mês de fevereiro, quando aconteceram as Festas de Momo


Usar aparelho celular por condutores durante a movimentação do veículo é extremamente perigoso por dispersar da atenção ao trânsito

Carla Cleto / Ascom Sesau


Neide Brandão / Ascom Sesau

Seja nas prévias ou durante o Carnaval, os cuidados com o trânsito devem ser redobrados, uma vez que historicamente aumentam os acidentes em decorrência do uso excessivo de álcool e das poucas horas de sono. Diante desta realidade, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, faz um alerta aos pedestres e condutores para redobrar os cuidados, pois em fevereiro de 2023, quando também ocorreram as Festas de Momo, a unidade hospitalar atendeu 476 pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

 

Deste total, 221 pessoas se envolveram em colisões, 168 sofreram acidentes com motocicletas, 58 foram atropeladas, 23 se feriram em quedas de bicicletas e seis foram lesionadas em razão de capotamentos. Em janeiro deste, a unidade hospitalar pontuou 492 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, dos quais 218 foram vítimas de colisões, 176 sofreram acidentes de moto, 47 foram atropeladas, 32 se feriram em quedas de bicicleta e 19 sofreram capotamentos.

 

Os números expressivos de acidentes de trânsito apontam que os cuidados devem ser redobrados, conforme alerta o diretor do HGE, Fernando Fortes Melro. De acordo com ele, para evitar que a unidade hospitalar atenda quase 500 vítimas de acidentes de trânsito durante os festejos de Carnaval deste ano, é necessário que condutores e pedestres não desrespeitem as leis de trânsito, que podem causar sequelas permanentes, punições na Justiça e óbitos. 

 

"Entretanto, em caso de acidentes, o HGE permanece de portas abertas para realizar o atendimento às vítimas. Mas a prevenção deve ser seguida por todas as pessoas, respeitando a sinalização, usando o cinto de segurança e evitando o uso de bebidas alcoólicas ao dirigir, além de não conduzir veículos estando com sono", orientou Fernando Fortes Melro.

 

CIPA

E como forma de orientar os servidores do HGE também sobre as medidas preventivas, a unidade promoveu uma palestra de orientação com o advogado Emanuel Costa, especialista em trânsito e membro da Comissão de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL). A ação foi uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e teve como tema “O seu cuidado é a nossa segurança no trânsito”. fatalidades.

 

Segundo Emanuel Costa, falar em trânsito remete aos seus três pilares, que envolvem a educação no trânsito, tão necessária em qualquer sociedade, a engenharia de tráfego, que deve ser respeitada e o esforço legal, que é a fiscalização de trânsito. “Imaginemos o Carnaval sem a Lei Seca, por exemplo, sem a fiscalização, sem o Código Brasileiro de Trânsito, quantos acidentes a mais teríamos por inconsequências?, mas cada cidadão deve fazer a sua parte”, salientou o representante da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB/AL.

 

Para o especialista, a atenção de condutores e pedestres é a principal arma contra os acidentes. Ele ressaltou que as principais mudanças no Código Brasileiro de Trânsito englobam desde a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até a utilização do farol baixo em rodovias e alterações para insulfilm nos veículos. “A nova redação também muda a forma de fiscalização do exame toxicológico e atualiza as regras para registro e circulação de veículos como ciclomotores, bicicletas elétricas, patinetes elétricos e outros meios de locomoção”, frisou.

 

Na ocasião, também foram apresentados vídeos de situações de intolerância no trânsito e de atendimentos hospitalares. Para o especialista é de extrema importância não abrir mão do uso de cintos de segurança e cadeirinhas para as crianças. Também capacetes e óculos de proteção para os motociclistas. Ele acrescentou ainda que, o uso do aparelho celular por condutores durante a movimentação do veículo é extremamente perigoso, pois qualquer distração pode ocasionar acidentes.

 

“O uso correto dos equipamentos de proteção, aliado ao cumprimento das normas de trânsito, a manutenção regular do veículo e o reforço na atenção durante o tráfego reforçarão um Carnaval tranquilo, com alegria e muita diversão”, pontuou Emanuel Costa.