15/08/2023 18:26 | Saúde

Hemoal promove coletas externas de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça-feira

Ações visam manter estabilizado o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas para atender as transfusões


Após fazer tatuagem, voluntário fica impedido de doar sangue por um ano

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia esta semana promovendo duas coletas externas de sangue, cujo objetivo é manter estabilizado o estoque para atender a demanda de transfusões. Para isso, nesta terça-feira (15) as equipes móveis estarão em dois municípios simultaneamente. 


Em Arapiraca, a ação ocorre na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 12h. Já em União dos Palmares, a iniciativa será promovida no Hospital Regional da Mata (HRM), no horário das 8h às 16h, conforme informou o Núcleo de Captação de Sangue do Hemoal.


Além de formar um estoque de sangue satisfatório, as coletas externas também representam uma estratégia do Hemoal para facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária. Isso porque, segundo ressaltou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, muitos candidatos à doação têm dificuldades para se deslocar até os postos fixos, situados em Arapiraca, Coruripe e Maceió.


"Semanalmente o Hemoal realiza coletas itinerantes nos mais diversos municípios do Estado, seja em locais abertos ou em instituições parceiras. Além de promovermos a ação em pontos estratégicos, como em praças públicas, também estamos abertos para promovermos a ação em igrejas, associações, condomínios, empresas, escolas e universidades", ressaltou Verônica Guedes.


Quem pode doar?

De acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é necessário apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação de sangue e devem estar usando máscara.


A gerente do Hemoal enfatizou que, segundo o MS, há também impeditivos permanentes para doar sangue. “As pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, não podem doar sangue”, informou.


“No caso do voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, tenha colocado piercing, a doação de sangue fica proibida por um ano. Se ele estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar 10 dias para acabarem os sintomas”, informou Verônica Guedes.