02/01/2023 14:52 | Saúde

Hemoal Maceió entrega camisas do CSA e CRB aos doadores sorteados na Campanha Torcedor Sangue Bom

Ação promocional ocorreu de 14 a 30 de dezembro do ano passado, nas Unidades Trapiche, Via Expressa e Farol

Ruana Padilha

Josenildo Törres / Ascom Sesau

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) entregou, nesta segunda-feira (2), a premiação da Campanha Torcedor Sangue Bom, que ocorreu de 14 a 30 de dezembro do ano passado. O doador de sangue Carlos Alberto Silveira Farias foi contemplado com uma camisa oficial do CSA e Maurício Miguel Santos recebeu uma camisa oficial do CRB.

Durante a ação promocional, que contou com o apoio dos dois maiores times do futebol alagoano, a Unidade Maceió do Hemoal contou com a participação de 445 torcedores. Do total, segundo o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue, 237 foram torcedores do CSA e 208 do CRB.

Durante a entrega das camisas aos doadores vencedores da Campanha Torcedor Sangue Bom, a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, agradeceu a parceria do CRB e CSA. "Além de exaltar a contribuição dos dois maiores times alagoanos com a luta do Hemoal para manter o estoque de sangue estabilizado, queremos agradecer aos torcedores que aderiram a nossa ação", ressaltou a gerente.

Solidariedade

Ao receberem as camisas, os dois torcedores enfatizaram que a doação de sangue representa um ato de solidariedade. Carlos Alberto Silveira Farias e Maurício Miguel Santos foram unânimes em afirmar que a Campanha Torcedor Sangue Bom possibilitou a mobilização das duas torcidas para a prática de um gesto nobre, que pode salvar até quatro vidas.

Para o torcedor Maurício Miguel Santos, a rivalidade de forma saudável só pode ocorrer dentro de campo. "Por meio da Campanha Torcedor Sangue Bom nos unimos em prol de um mesmo ideal, que foi salvar vidas, que é uma causa importante. Se você tem receio de doar, deixe o medo de lado e venha ao Hemoal, porque é uma sensação gratificante", salientou o regatiano.

Já Carlos Alberto Silveira Farias, que é torcedor do CSA, enfatizou que o ato de doar sangue não dói e que é recompensador o benefício gerado para os pacientes que precisam de transfusão sanguínea. "Não dói nada. É só vir ao Hemoal e contribuir para ajudar o próximo", destacou o azulino.

Pré-Requisitos

Aproveitando a cerimônia de entrega da premiação da Campanha Torcedor Sangue Bom, a gerente do Hemoal enumerou os critérios para se candidatar à doação de sangue. De acordo com Verônica Guedes, o voluntário deve ter boa saúde, estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara, além de ter peso mínimo de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

"Quanto aos menores de 18 anos, o Hemoal exige que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais e que todos portem documentos oficiais, originais e com foto. “Ficam impedidos de doar sangue permanentemente, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas”, informou Verônica Guedes.

Ainda segundo a gerente do Hemoal, os candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, ficam impossibilitados de doar sangue por 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o voluntário apenas teve contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou os sintomas da Covid-19, pode doar normalmente", enfatizou.