23/02/2024 17:28 | ServiçosSaúde

Hemoal faz coletas externas de sangue em Arapiraca e Penedo neste sábado (24)

Em Arapiraca, a coleta externa vai ocorrer na Igreja Santa Isabel Hungria, no bairro Canafístula, e, em Penedo, na Santa Casa de Misericórdia, Centro


Ações itinerantes irão ocorrer simultaneamente das 8h às 16h

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Para facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas ações itinerantes neste sábado (24), das 8h às 16h. Em Arapiraca, a coleta externa vai ocorrer na Igreja Santa Isabel Hungria, no bairro Canafístula, e, em Penedo, na Santa Casa de Misericórdia, no bairro Centro.

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. O principal deles é estar bem de saúde, além de ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. 

 

No ato da doação é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não ter ingerido bebidas alcoólicas.

 

"Os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, não podem realizar a doação de sangue”, informou a assistente social do Hemoal Arapiraca, Áurea Nunes, acrescentando que voluntários que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing só podem doar um ano após o procedimento.