22/05/2023 17:41 | Institucional

Governo Trabalhando faz mais de 16 mil atendimentos no Alto Sertão de Alagoas

Primeira edição do programa levou ações e serviços à população de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D'água Do Casado, Piranhas, Mata Grande, Inhapi e Canapi.


Trabalhos ficaram concentrados em uma arena instalada em Delmiro Gouveia, com ações simultâneas em mais sete municípios do Sertão alagoano

Agencia Alagoas


Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Com diversas ações e serviços ofertados à população sertaneja, na sexta (19) e sábado (20), a primeira edição do Programa Governo Trabalhando contabilizou mais de 16 mil atendimentos, entre consultas e exames médicos, cadastros para emissão de documentos, capacitações, distribuição de kits nutricionais, palestras, oficinas, entre outros. Os dois dias foram marcados ainda por inaugurações de estradas, escolas, Cisp e creches CRIA, além da entrega de 97 títulos de terra e distribuição de 41,5 mil kg de sementes de milho e feijão, a 2.500 agricultores familiares.

 

Os trabalhos ficaram concentrados em uma arena instalada no centro de Delmiro Gouveia, com ações simultâneas nos municípios de Pariconha, Água Branca, Olho D'água Do Casado, Piranhas, Mata Grande, Inhapi e Canapi.



 

O Governo Trabalhando envolveu ações das secretarias de Estado da Primeira Infância (Secria), de Prevenção à Violência (Seprev), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Agricultura (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), além da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e do Instituto de Identificação.

 

"A primeira edição do Governo Trabalhando foi muito gratificante. Atribuo o grande resultado obtido ao empenho dos órgãos e secretarias participantes e à dedicação dos servidores que trabalharam desde a semana anterior para que a população da região recebesse o melhor atendimento. Foi o esforço de todos, aliado à receptividade do público do Alto Sertão, que assegurou mais de 16 mil atendimentos durante os dias 19 e 20, em Delmiro e região. O Governo já está mobilizado para a segunda edição, que acontecerá sexta-feira (26) e sábado (27), em Arapiraca", avaliou o coordenador do programa, o secretário executivo de Gestão Interna do Gabinete Civil, Madson Lima, ao ressaltar o sucesso da iniciativa do Governo de Alagoas para interiorizar o desenvolvimento no estado.



 

Primeira Infância

 

Na arena Mundo Cria, a Secretaria da Primeira Infância (Secria) realizou mais de sete mil atendimentos, em atividades como pensamento computacional, educação nutricional, momento de autocuidado para os cuidadores das crianças da primeira infância, reflexões sobre demandas das mulheres, em especial as que abordam os diversos tipos de violência. Houve também aplicação de questionários sobre as particularidades e benefícios do Cartão CRIA; práticas obstétricas humanizadas; distribuição de kits nutricionais infantil; promoção da saúde bucal, entre outras atividades.

 

Saúde

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prestou mais de seis mil atendimentos à população do Alto Sertão. Nos dois dias foram realizadas quase mil aferições de pressão e avaliações de enfermagem, 219 testes rápidos, 309 testes de glicemia, 177 eletrocardiogramas e 1962 testes de laboratório, 259 consultas ortopédicas, 137 pediátricas, 151 ginecológicas, 106 com clínico geral, 254 com oftalmologista, 132 com dermatologista, além de 51 avaliações com nutricionista, 81 com fisioterapeutas e 100 testes oftalmológicos de catarata e pterígio.

 

Educação

 

Além de importantes entregas, a Secretaria de Educação também promoveu um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e um mutirão de atendimento dos programas Cartão Escola 10 e Vem que dá Tempo.

 

Foram efetuadas mais de 96 inscrições para o exame de certificação do Programa Vem que dá Tempo , de modo a acelerar a escolarização de jovens e adultos. No estande do Cartão Escola 10,  foram mais de 360 atendimentos para a realização de novos cadastros.



 

Instituto de Identificação

 

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi um dos serviços mais procurados pela população na primeira edição do Governo Trabalhando. De acordo com o Instituto de Identificação de Alagoas, no primeiro dia do evento foram registradas 300 novas solicitações das carteiras de identidade. Já no último dia da ação, 250 pessoas foram atendidas e iniciaram o processo de aquisição da CIN, totalizando 550 atendimentos nos dois dias.



 

Outras ações

 

Entre outras ações, o Governo Trabalhando promoveu um mutirão para abertura de inscrições no programa Empreende Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). Cerca de 60 estudantes de Delmiro Gouveira foram capacitados nos cursos de Lógica de Programação e linguagem Phyton ofertados pela secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

 

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) atendeu aos sertanejos no Sine Móvel. Os serviços ofertados foram emissão da Carteira de Trabalho Digital, cadastro de currículos no Sistema Nacional de Empregos e oficinas para elaboração do documento.

 

A Secretaria de Agricultura (Seagri) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) fizeram a entrega de 97 títulos de terras para famílias assentadas da reforma agrária do Assentamento Juá/Gleba de Moxotó. Pelo Programa de Distribuição de Alevinos foram doados 40 mil alevinos de tilápia, sendo 20 mil no município de Canapi, e 20 mil no município de Água Branca.



 

A Seagri também fez a entrega de 41,5 mil kg de sementes de milho e feijão para mais de 2 mil agricultores familiares de Água Branca, pelo programa Planta Alagoas e, em parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), entregou seis ensiladeiras que vão beneficiar cerca de 500 agricultores familiares envolvidos na cadeia da bovinocultura, ovinocultura e caprinocultura dos municípios de Água Branca, Inhapi, Mata Grande, Olho D´Água do Casado, Pariconha e Piranhas.