19/04/2024 15:25 | Gestão e FinançasPlanejamento e Gestão

Governo mostra programas em gestão pública e transformação digital durante Consad Express 2024

Evento aconteceu em Salvador para discutir temas-chave sobre gestão pública no país

Comitiva do Governo integrou painéis e discussões de Grupos de Trabalho voltados para gestão de pessoas

Ericles Vitor / Ascom Seplag

Larissa Costa / Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) participou do Consad Express 2024, em Salvador, para discutir os desafios e perspectivas da gestão pública no Brasil. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de abril, e reuniu secretários estaduais e servidores de todo o país. A comitiva do Governo de Alagoas integrou painéis e discussões de Grupos de Trabalho (GT) voltados para gestão de pessoas, ciências de dados, saúde e segurança do servidor, transformação digital e escolas de governo.

“Trouxemos para outros estados da federação os grandes trabalhos desenvolvidos por Alagoas. Na nossa Escola de Governo, por exemplo, temos uma política forte de capacitação dos servidores estaduais, que inclui bolsa integral de pós-graduação. E temos também o único programa de estágio do Brasil exclusivo para indígenas”, destacou a superintendente da Escola de Governo de Alagoas, Emmanuelle Trindade.

Durante o evento, também houve reunião do Grupo de Trabalho sobre estratégias de transformação digital em municípios do Brasil. A servidora da Seplag, Adriana Nunes, utilizou o projeto de Transformação Digital de Alagoas, que tem investimento de 25 milhões de dólares, para trocar experiências com as outras regiões do Brasil.

A programação do Consad Express 2024 inclui o 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração Pública (Consad). A secretária de Planejamento de Alagoas, Paula Dantas, participou da agenda exclusiva dos conselheiros junto aos representantes do Ministério da Gestão e Inovação. O grupo debateu temas-chave para o desenvolvimento da Administração Pública.

“Discutimos a reforma administrativa e estratégias para inovação nos serviços públicos. No Consad, temos a oportunidade de compartilhar nossas experiências e aprender com os avanços realizados em outras regiões. Isso contribui para o desenvolvimento conjunto e aprimoramento das políticas públicas em âmbito nacional”, enfatizou Paula Dantas.

Consad

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Brasília (Distrito Federal), que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O Consad Express e o Fórum de Secretários são iniciativas do Consad que promovem encontros periódicos para desenvolver modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados ao bom atendimento ao cidadão.