31/03/2023 14:21 | ServiçosDireitos Humanos

Governo lança Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista nesta segunda (3)

Informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais


Informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais

Ascom Secdef


Lívia Holanda / Ascom Secdef

O governador Paulo Dantas e a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, lançam, na próxima segunda-feira (03), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A solenidade acontecerá no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, às 10h.

 

O documento garante o pronto atendimento, prioridade e atenção integral no acesso aos serviços das iniciativas pública e privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. As informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais, caso necessário, o que proporciona segurança, autonomia e inclusão aos beneficiários.



 

Taciana Nunes é mãe do Theo, um menino de 11 anos de idade com autismo de nível de suporte 2. Ela espera que as situações de descaso e preconceito das quais o filho é vítima deixem de acontecer com o uso da carteira.

 

“A emissão da Ciptea é fundamental para que meu Theo e todas as pessoas com autismo tenham acesso a espaços, serviços e políticas públicas. O autismo não tem cara; é uma deficiência não visível. Por isso é muito comum que as pessoas exijam laudos ou, em casos extremos, se neguem a conceder preferência no atendimento aos autistas”, relata.

 

A secretária Aline Rodrigues destaca que a carteira é um compromisso firmado pelo governador Paulo Dantas com a população e que agora está sendo cumprido. “Já existem leis que instituem a Ciptea nos âmbitos federal e estadual. O Governo de Alagoas regulamentou a emissão da carteira por meio de decreto. E somos nós, da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, que vamos emitir, em parceria com os municípios”, explica a gestora.