06/11/2023 13:26 | ServiçosGestão e Finanças

Governo inicia recadastramento do último grupo de servidores estaduais

Nesta fase, mais de 20 mil servidores da Educação estão


Recadastramento é feito pela internet

Larissa Costa / Ascom Seplag


Larissa Costa / Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) deu início, nesta segunda-feira (6), à última etapa do recadastramento dos servidores estaduais, que vai até 30 de novembro. Nesta fase, mais de 20 mil trabalhadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) devem fazer a atualização dos dados no link recadastramento.seplag.al.gov.br.


Além do grupo 3 (servidores da Educação), o recadastramento ainda permanece ativo para servidores do grupo 2, composto pela Polícia Militar (PMAL) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As pessoas vinculadas a esses dois órgãos podem se recadastrar até o dia 17 de novembro, no mesmo endereço eletrônico.


O recadastramento é voltado para servidores efetivos e aos que possuem os seguintes vínculos: cargo comissionado, contrato temporário, estagiário, residência médica, pensionista especial, órgão colegiado e também os que integram o funcionalismo público por meio do Processo Seletivo Simplificado da Educação (PSS Seduc). Aproximadamente 45 mil servidores precisam se recadastrar.


Considerado obrigatório, o recadastramento é uma ação fundamental para a gestão pública. Por meio dele, o estado mantém a validação do quadro de pessoal da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. Deste modo, a comissão organizadora da Seplag destaca ser importante que as informações sejam preenchidas de maneira correta.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 

Para se recadastrar é necessário que o servidor ou pensionista especial tenha uma foto 3x4 (no formato digital), CPF, RG, grupo sanguíneo, título de eleitor, comprovante de residência e, caso tenha, Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os servidores públicos não recadastrados correrão o risco de ter o salário suspenso. Antes disso, poderão haver outras medidas, de menor gravidade, para garantir o efetivo recadastramento.


PENSIONISTAS ESPECIAIS

Com relação aos pensionistas, o recadastramento deverá ser feito apenas pelos pensionistas especiais. São pessoas que recebem benefícios previdenciários, concedidos como uma forma de compensação por circunstâncias que resultaram em danos, prejuízos ou situações especiais. Já os residentes que deverão se recadastrar, são os vinculados à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).