15/01/2024 11:02 | Segurança

Governo inaugura 1º Centro Integrado de Segurança Pública tipo 3 na quarta-feira

Unidade localizada no bairro do Trapiche da Barra recebeu investimentos de mais de R$ 16,7 milhões

Cisp do Trapiche da Barra é a primeira unidade do tipo III de Alagoas

Pei Fon / Agência Alagoas

Roberison Xavier / Ascom SSP

O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, inauguram, nesta quarta-feira (17), às 10 horas, o primeiro Centro Integrado de Segurança Pública do tipo III. A solenidade contará com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

A unidade está localizada na Avenida Siqueira Campos, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e foi construída por meio de parceria entre o Governo de Alagoas e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foram investidos mais de R$ 16,7 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e recursos federais advindos de emenda parlamentar de bancada. Durante as obras foram gerados 110 empregos diretos e 210 empregos indiretos.

Dos 5.600 m², a unidade contará cerca de 3.000 m² de área construída, com ampla capacidade física para atender ao objetivo de integrar as forças de segurança, beneficiando não somente aos profissionais como também a população alagoana.

O Cisp Tipo III possui 67 compartimentos pensados e planejados para fornecer condições dignas para aqueles que usufruirão do espaço. Com dois andares, os ambientes estão divididos em 13 salas, sendo uma delas para assepsia, 15 alojamentos, banheiros, celas, solários, uma central de operações, um refeitório, uma quadra esportiva, gerador e estacionamento. O prédio conta com acessibilidade em todas as áreas, inclusive elevador.

No Cisp funcionarão as novas sedes do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope) e do Grupo de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Militar, que atuarão de forma integrada com equipes da Polícia Civil, fortalecendo ainda mais as ações estratégicas da Segurança Pública de Alagoas.

Este Centro Integrado se soma aos outros 52 Cisps já em funcionamento no estado, sendo 44 do tipo I e oito do tipo II.