14/03/2024 16:22 | Saúde

Governo implanta Programa Salva Mais Alagoas e inaugura Central de Urgência Integrada

Serviço passa a funcionar bairro Shopping Cidade, situado no Farol, em Maceió, integrando o Samu e o CBM/AL

Central de Urgência Integrada funciona no Shopping Cidade, em Maceió, unindo o Samu e o CBM/AL

Marco Antônio / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), implantou, nesta quinta-feira (14), o Programa Salva Mais Alagoas, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). Para isso, foi inaugurada a Central de Urgência Integrada, que passa a funcionar no Shopping Cidade, situado na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, onde os dois órgãos irão atuar em conjunto para otimizar a assistência pré-hospitalar móvel.

O Programa Salva Mais conta com uma Central de Regulação Única, que concentra em um só local as centrais telefônicas do CBM/AL e do Samu, evitando duplicidade de ações. Mesmo com a união, os números 192 e 193 continuarão existindo e podem ser acionados pela população normalmente.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o projeto é um marco para a história da saúde alagoana. Ele destacou, ainda, que a ação só foi possível graças à parceria do governador Paulo Dantas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que juntos habilitaram os novos hospitais, as UPAs e o Samu.

“A integração é um case de sucesso que já vimos em outros estados do Brasil e trouxemos para Alagoas, visando aperfeiçoar os recursos. Alagoas é um dos poucos que possuem cobertura do Samu em todas as regiões do Estado, e que, agora, trabalha integrado com o Corpo de Bombeiros. Hoje, inauguramos a Central de Urgência Integrada de Maceió, mas pretendemos expandir o programa para outras regiões do Estado”, garantiu o gestor da saúde estadual.

De acordo com a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, a implementação do Programa Salva Mais Alagoas irá garantir mais agilidade no atendimento pré-hospitalar móvel. Com isso, segundo ela, o tempo resposta dos atendimentos será reduzido e as ocorrências serão atendidas com maior agilidade e eficiência.

“O Programa vai garantir uma eficácia e rapidez maior nos atendimentos de urgência, evitando que duas equipes se dirijam a mesma ocorrência, sem necessidade. Também irá garantir o acionamento correto para o atendimento solicitado, pois se for um atendimento de urgência, como um acidente automobilístico, irão o Samu e o CBM/AL juntos. Já se for um afogamento, os bombeiros serão mobilizados. Às vezes a população não sabe a diferença na hora de ligar e agora não haverá mais este problema, pois poderá ligar para o 192 ou 193 e será encaminhada a equipe correta que o caso requer”, ressaltou.

Também presente à cerimônia, o coronel do CBM/AL, André Madeiro, salientou que a integração entre os órgãos garante o fortalecimento da assistência à população. “Nós possuímos uma capacidade operacional muito grande. Juntando o Samu e o Corpo de Bombeiros iremos ampliar ainda mais, otimizando os serviços, melhorando o tempo resposta e o atendimento à população. E a Central de Urgência Integrada é a materialização, evitando duplicidade de ocorrência e também otimizando a assistência em caso de catástrofes”, frisou.

Ministério da Saúde

Presente à inauguração, o coordenador de Urgência do Ministério da Saúde (MS), Felipe Reque, destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e as conquistas da saúde que o Estado vem realizando. “É um imenso prazer estar aqui nesse momento histórico. Temos um secretário muito engajado, que está sempre presente nas discussões da saúde e, com isso, ele vai conseguir qualificar muito a Rede de Urgência dentro do Estado e fortalecer, ainda mais, o trabalho de todos que atuam na assistência, salvando muitas vidas nesse processo”, destacou.

Reque enfatizou, ainda, que Alagoas servirá de referência para parceria entre o Samu e o Corpo de Bombeiros a nível nacional. “Alagoas já tem uma construção muito bonita de cobertura de urgência em 100% do Estado e, com o programa Salva Mais, a assistência pré-hospitalar móvel no Estado será ainda mais qualificada. Essa parceria do Samu e o Corpo de Bombeiro deve ser fortalecida a nível nacional e Alagoas já está à frente nesta proposta. Com certeza a experiência com o programa servirá como exemplo”, disse.