11/10/2023 16:54 | EducaçãoPrimeira Infância

Governo entrega Creche Cria e inaugura reformas nesta quinta-feira em União dos Palmares

Complexo esportivo e gerência de educação foram totalmente reformados; investimento somam quase R$ 7 milhões

Governo de Alagoas entrega 46ª Creche Cria nesta quinta-feira, em União dos Palmares

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Manuella Nobre / Ascom Seduc

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, será mais que especial para estudantes e profissionais de educação da cidade de União dos Palmares, Zona da Mata alagoana. É que, nesta quinta-feira (12), a população palmarina será presenteada com três importantes equipamentos públicos: a entrega da 46ª Creche Cria e as reformas do Centro de Desporto e Recreação Governador Manoel Gomes de Barros, e da sede da 7ª Gerência Especial de Educação (GEE).

A solenidade – que vai contar com as presenças do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, entre outras autoridades – será realizada às 10h, na Creche Cria, localizada no distrito de Rocha Cavalcanti.

As obras somam quase R$ 7 milhões, e vão beneficiar milhares de estudantes da rede estadual, além de conferir melhores condições de trabalho para professores, gestores escolares, articuladores de ensino e demais servidores da educação. Somente o complexo esportivo, por exemplo, vai contemplar mais de três mil alunos de cinco escolas estaduais de União dos Palmares – Dr. Carlos Gomes de Barros, Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, Dr. Jorge de Lima, Rocha Cavalcanti e Dr. Paulo Sarmento de Castro.

De acordo com o diretor do complexo, Lucimar Ferreira, o novo espaço terá vestiários feminino e masculino, salas de administração e almoxarifado, piscina semiolímpica, salas de aquecimento e de educação física, arquibancadas, quadra de areia e até sala de balé.

“É um presente grandioso para os estudantes e a comunidade local. É neste espaço que são realizadas todas as aulas de educação física das escolas da rede estadual. Além disto, também estaremos aptos para realizar competições regionais, já que todas as dimensões são oficiais”, ressalta o diretor, destacando, ainda, o fato de o CDR também servir aos estudantes da rede municipal.

O prédio da Gerência Especial de Educação também recebeu uma série de melhorias, passando a contar com espaços de convívio, auditório, refeitório, cozinha, banheiros, sala de coordenação, diretoria, recepção, salas de espera, de administração e de recursos humanos, arquivo, despensa, área de serviço e garagem, além de espaço acadêmico e almoxarifado.

“Estamos muito felizes porque, com a reforma, o prédio da nossa gerência ficou mais moderno, aconchegante e funcional, beneficiando não apenas nós, servidores, mas também a comunidade em geral. E é uma honra poder fazer parte dessa história. Só temos a agradecer à equipe da Secretaria de Educação e ao governador Paulo Dantas por nos proporcionar essa grande reforma, que era algo aguardado desde 2017. O sentimento, portanto, é de gratidão”, afirma o gerente especial de educação Artur Ferreira.

A terceira entrega do Governo de Alagoas é a 46ª Creche Cria, que tem capacidade para acolher até 200 crianças com até seis anos de idade. Orçada em R$ 4,5 milhões, a creche vai ofertar toda a estrutura necessária para o pleno desenvolvimento na primeira infância, com direito a playground, pátio coberto e até horta para o cultivo de vegetais sem agrotóxicos.