22/04/2024 11:23 | Planejamento e Gestão

Governo e sociedade civil organizada realizam Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secdef e Conselho Estadual organizam o evento que acontece nesta terça-feira (23)

Participantes foram eleitos nas conferências municipais e regionais, que aconteceram em outubro de 2023

Ascom Secdef

Lívia Holanda / Ascom Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizam, nesta terça-feira (23), a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema ‘Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’, o evento acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, a partir das 8h, e contará com a presença de cidadãos e de entidades representativas de todo o estado.

Os delegados, eleitos nas conferências municipais e regionais que aconteceram em setembro e outubro de 2023, terão a oportunidade de debater sobre o tema central do encontro, desenvolver, aprofundar e eleger questões urgentes relacionadas às pessoas com deficiência, além de tratar de assuntos pertinentes ao atual momento social, político, econômico e cultural em Alagoas.

Titular da Secdef, Arabella Mendonça, lembra que a conferência é, também, momento de forte exercício democrático.

“É quando se garante a participação da sociedade, quando se efetiva o controle social para o fortalecimento dos direitos e o aperfeiçoamento das políticas públicas, dos conselhos municipais e do estadual. O caráter deliberativo da conferência fortalece a relação da população com o poder público, dos cidadãos com os gestores”, afirma a secretária.

As deliberações resultantes do encontro serão levadas à V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que volta a acontecer em julho, em Brasília, após sete anos.