27/07/2023 15:23 | SegurançaAssistência SocialDesenvolvimento Humano

Governo de Sergipe conhece Rede Acolhe para implantar atendimento a socioeducandos com dependência química

Programa da Seprev é referência nacional e já inspirou outros estados no desenvolvimento de políticas sobre drogas


Gestores da Fundação Renascer são responsáveis por executar as medidas de proteção socioeducativas em Sergipe

Dyego Duarte / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Gestores da Fundação Renascer, de Sergipe, responsável por executar as medidas de proteção socioeducativas naquele estado, visitaram, nesta quinta-feira (27), o Centro de Acolhimento de Maceió para conhecer o modelo de trabalho utilizado pela Rede Acolhe no atendimento a dependentes químicos em Alagoas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o programa já serviu de modelo para diversos outros estados e agora vai inspirar as políticas públicas do estado vizinho.


O diretor operacional da Fundação Renascer, Cleber Pinto, explica que o objetivo da visita foi agregar experiências que deram certo para a implantação de uma unidade socioeducativa exclusiva para atendimento a adolescentes que estão sob dependência química. O Estado de Alagoas é pioneiro nesta iniciativa e já está construindo uma unidade de internação com essa finalidade.


“A ideia é que a gente possa levar o exemplo do que está sendo feito aqui em Alagoas, que acredito que é referência para o Brasil, e levar uma parte disso para Sergipe. Queremos pegar essas boas práticas para elevar a qualidade do atendimento ao público socioeducativo que é vítima de transtornos mentais decorrentes da dependência química”, afirmou.


O programa para tratamento de dependentes químicos do Estado de Alagoas conta com 33 comunidades terapêuticas acolhedoras que oferecem tratamento para homens, mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos de idade. Lá, o acolhido recebe o apoio profissional de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e técnicos que acompanham o acolhido do início ao fim do tratamento.


Para a superintendente de Políticas sobre Drogas da Seprev, Lideilma Alves, a visita desta quinta-feira é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado. “Foi com grande satisfação que a Seprev recebeu a visita da comitiva da Fundação Renascer de Sergipe que veio conhecer a metodologia utilizada no processo de recuperação e no resgate social de pessoas que buscam diariamente vencer a adicção. O trabalho realizado pela Seprev se destaca como uma referência, e para nós é um orgulho saber que outros estados se inspiram no Governo de Alagoas para conhecer um programa de excelência, como é a Rede Acolhe”, disse a superintendente.