07/11/2023 12:44 | Serviços

Governo de Alagoas vai reformar e ampliar sede da Ciretran em Girau do Ponciano

Nova sede da 12ª Circunscrição Regional de Trânsito vai beneficiar mais de 11 mil condutores de sete municípios alagoanos

Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Marco Fireman, assinaram na manhã desta terça-feira (7), no Palácio República dos Palmares, a ordem de Serviço para a reforma e ampliação da 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Girau do Ponciano. Também assinaram o documento o prefeito de Girau do Ponciano, Davi Barros, e o deputado estadual Gilvan Barros Filho.

Será a segunda Ciretran beneficiada com o processo de padronização, que vai abranger todas as 15 Circunscrições do Detran no estado. “Essa obra é importantíssima, pois vai beneficiar mais de 120 mil pessoas de sete municípios e, pelas palavras de todos aqui, a gente percebe a importância disso, não só pelos 53 serviços que vão ser levados aos condutores dos municípios da região, mas também por movimentar a economia e levar desenvolvimento não só de Girau, mas dos outros municípios da região”, afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, que representou o governador Paulo Dantas no ato de assinatura da ordem de serviço.

Ele agradeceu a presença dos prefeitos, vereadores da região e servidores do Detran que compareceram ao evento e ressaltou a importância do investimento que o Governo do Estado vai fazer para melhorar a estrutura da Ciretran de Girau do Ponciano. “É um investimento de 400 mil reais, que pode parecer pouco, mas se mostra gigantesco junto com o programa que vai possibilitar a reforma de todas as 15 sedes do Ciretrans”, acentuou o secretário.

A Ciretran de Girau do Ponciano será realocada para o antigo prédio da delegacia do município, que foi cedido ao Detran, e passará por uma reforma, onde o prédio possui 196,66m² e será ampliado para 240m². Além dos mais de 50 serviços oferecidos, a novidade será uma sala para a realização da prova teórica, o que irá facilitar a vida dos usuários que não precisarão se deslocar até Arapiraca para fazer o exame.

Além de Girau do Ponciano, outros seis municípios serão beneficiados: Campo Grande, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Olho d'Água Grande, São Brás e Traipu. No total, os sete municípios possuem uma população de 119.863 alagoanos, com 11.406 condutores.

O presidente do Detran, Marco Fireman, informou que a obra está prevista para ser executada em seis meses, se não houver nenhuma intercorrência, já que se trata de uma reforma com ampliação. “Esse processo de padronização dos Ciretrans também tem uma proposta inovadora, aproveitando prédios públicos que estavam de certa forma parados. A estratégia tem sido aproveitar prédios públicos desativados e dar um reuso para eles de forma que a gente possa ter uma Ciretran de melhor qualidade com maior espaço para prestar um melhor serviço aos condutores”, observou Fireman.“ Queremos agradecer aqui ao governador pelo apoio que ele tem dado a todas as ações do Detran e esse projeto de padronização dos Ciretrans tem sido fundamental para o avanço da interiorização do órgão”.

O prefeito de Girau do Ponciano, Davi Barros, disse que a reforma e ampliação da Ciretran é motivo de orgulho, pois vai melhorar o atendimento dos moradores do município que buscam o serviços do Detran e movimentar a economia da região. “Lembro que pelos idos do ano 2000, quando o Detran, por meio do então deputado estadual Gilvan Barros, conseguiu com o Governo Ronaldo Lessa a descentralização do serviço da Ciretran para Girau, e foi criada a 12ª Circunscrição, e temos esse privilégio de ter os serviços do Detran mais perto de casa para nossos munícipes”, ressaltou o prefeito. “Nosso muito obrigado, Governador Paulo Dantas, por essa grande iniciativa não só para Girau do Ponciano, mas todos os municípios da região”, acrescentou Davi Barros.

O deputado estadual Gilvan Filho, que representa a região de Girau de Ponciano na Assembleia Legislativa, também agradeceu ao governador Paulo Dantas pelo atendimento de mais uma reivindicação dos moradores de município, pela melhoria estrutural da Ciretran. “Vamos ganhar mais uma obra importante, tendo em vista que a antiga delegacia, onde será instalada a nova sede da Ciretran de Girau, hoje está de certa forma abandonada, servindo infelizmente de pontos de drogas e agora vai servir para o bem público, para trazer a aproximação dos serviços públicos do Detran para a população daquela região, numa área bem centralizada e que abrange mais sete cidades”, comentou o deputado.