16/12/2023 17:37 | Tecnologia e Inovação

Governo de Alagoas reafirma compromissos como principal indutor do empreendedorismo inovador do Estado

Durante Trakto Show 2023, patrocinado pela Secti, diversas atividades foram desenvolvidas

Secretário de Governo, Vitor Pereira, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, durante a Trakto Show 2023

Ascom Secti

Geysa Miranda/Ascom Secti com Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) patrocina o Trakto Show 2023, o maior evento de empreendedorismo e inovação do Nordeste. Dessa forma, a pasta cumpre  os compromissos do Governo de Alagoas como principal fomentador das CT&Is enquanto vetor de transformação socioeconômica alcançada através de negócios e oportunidades em um ecossistema cada vez mais consolidado.

O secretário de Governo, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas no evento, disse que o Governo de Alagoas segue a tônica de que se compromissos são assumidos, precisam ser cumpridos até o fim.  “No Governo, entendemos que qualquer tipo de parceria entre o público e o privado vale a pena ser pensado e dialogado, pois ela tem a capacidade de gerar desenvolvimento social integrado, gerar desenvolvimento econômico  e, acima de tudo, dar viabilidades ao que nós estamos produzindo em Alagoas, em todas as vertentes que tocam as CT&Is”, disse Pereira.

Já o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, ressaltou o importantíssimo momento em que as CT&Is assumiram papel central em todas as discussões do Governo em vários setores como Segurança Pública, na Saúde ou na Educação, enxergando o grande potencial do estado e indo além do discurso para a prática. “Todo esse caminho que trilhamos, visto em retrospecto, permitiu que lá atrás a Takto desse um pequeno passo para a empresa que é hoje. Atualmente, há mais facilidade em construir essa trajetória, muito por conta dos esforços do Governo em pavimentar o caminho para quem tem ideias inovadoras”, destacou Bulhões, ao acrescentar:

“Tudo isso com aporte financeiro, metodologia e apoio técnico, dando a oportunidade de se transformar uma ideia em um negócio e escalar dali por diante. Hoje, em questão de investimentos, só perdemos para três estados do Brasil: Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, completou o secretário.

OxeTech, programa macro da Ciência e Tecnologia em Alagoas

O estande da secretaria contou com desafios sobre tecnologia e distribuição de brindes, incluindo a presença  de alguns atores ativos do ecossistema, como toda a equipe do Programa Mentoring Team, que atende às startups de Alagoas em cinco  áreas de especialidades, ajudando-as a crescer e se consolidar, compondo a trilha do empreendedorismo criada pelo Governo do Estado (com o Lagoon Startups, a primeira aceleradora pública alagoana, o Centelha, o Tech nova e o Geração do Hoje – Serviços e Indústria).

Além de bolsistas do OxeTech, Programa macro da secretaria, que possui 3 vertentes: acesso ao conhecimento na área de tecnologia gratuitamente através de cursos online na plataforma, profissionalização e capacitação técnica por meio de cursos presenciais em laboratórios espalhados pelo interior do estado (OxeTech Lab), e inserção no mercado de trabalho por intermédio do OxeTechWork.

Paulo Tenório, CEO da Trakto, afirmou que o evento deve gerar movimentações e impacto a médio e longo prazo em criação de negócios, entre R$ entre 10 e 15 milhões e que se alinham completamente com as ações, projetos e programas empreendidos e logrados pelo Governo do Estado na área.

“Ao mesmo tempo em que uma porta se fecha, acredito que outros horizontes se amplificam, especialmente para esse tipo de parceria, que com certeza vai fazer com que novos atores surjam nesse ecossistema. Esse apoio é mais do que essencial, é parte da construção de um legado a partir do que estamos tratando aqui em  um estado cheio de talentos que poderiam ficar invisíveis sem atitudes como essa”, destacou Paulo Tenório.