30/11/2023 15:05 | ServiçosDireitos Humanos

Governo de Alagoas promove ação na Orla de Ponta Verde para conscientizar sobre a violência contra a mulher

Programação inclui distribuição de panfletos e cartilhas, realização de testes rápidos de glicose e hepatite, aferição de pressão arterial, adesivaço, atração musical, aulas de Zumba e atividades voltadas para crianças


Ascom Semudh

O Governo de Alagoas, por meio da Rede de Atenção às Violências (RAV), vai promover, neste domingo (3), uma ação na Orla de Ponta Verde, em Maceió, para conscientizar sobre a violência contra a mulher.


O evento deve começar a partir das 9h30, com concentração inicial próxima ao restaurante Janga. A ação contará com a participação de órgãos da administração pública estadual, como as Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), da Segurança Pública (SSP), da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), da Patrulha Maria da Penha (PMAL) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).


A programação inclui ações de conscientização sobre a violência contra a mulher, como distribuição de panfletos e cartilhas, realização de testes rápidos de glicose e hepatite, aferição de pressão arterial, adesivaço, atração musical, aulas de Zumba e atividades voltadas para crianças.


“Essa ação é importante para reforçar a importância do engajamento da sociedade no enfrentamento à violência de gênero. É preciso que todos estejam cientes dos tipos de violência que as mulheres podem sofrer e saibam como denunciar”, afirmou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva.


21 Dias de Ativismo

A ação faz parte da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que tem início no dia 20 de novembro, que marca o Dia da Consciência Negra no Brasil, e tem o objetivo de dar visibilidade e impulsionar o engajamento no enfrentamento à violência de gênero. Seu pontapé inicial é realizado nesta data para enfatizar a dupla vulnerabilidade da mulher negra.


O auge da ação anual acontece em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e chega ao fim em 10 de dezembro, data onde comemora-se a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.