08/06/2022 14:07 | Agricultura

Governo de Alagoas entrega Central do PAA no município de Porto de Pedras

Entrega aconteceu durante as festividades do aniversário de 101 anos do município

Central do Programa de Aquisição de Alimentos foi entregue no município de Porto de Pedras

Ascom Emater

João Arthur Sampaio/ Emater

Durante as festividades do aniversário de 101 anos de Porto de Pedras, o governo de Alagoas, por meio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), entregou a Central do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município, nessa terça-feira (7).

O evento contou com a presença do presidente interino, Moisés Leandro, do prefeito Henrique Vilela, do secretário municipal de Agricultura, José Ivaldo, além de representantes dos pequenos produtores rurais, Câmara de Vereadores da cidade e empresários da região.

Na prática, a Central do PAA funciona como um local de entrega, pesagem e distribuição dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares para as unidades recebedoras, que podem ser da Rede Sistema Único de Assistência Social (Cras, Creas, Centro POP); entidade e organização de assistência social privada inscrita no Conselho de Assistência Social no âmbito de sua esfera de competência (CMAS ou equivalente); Rede SAN – Segurança Alimentar e Nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias, etc) e estabelecimentos de saúde de direito privado sem fins lucrativos que possuam Certificado de Entidade Beneficente da Assistência Social (Cebas).

“Essas ações que vão se materializando têm a importância de fortalecer os processos que são relevantes para a agricultura familiar, como a comercialização. A Central traz a necessidade de colocar a ação do Estado em um ambiente não tão simples, que é a venda dos produtos. Mesmo com todas as barreiras, o agricultor consegue produzir e o PAA vem para ajudá-lo a comercializar essa produção”, pontuou o presidente da Emater.

Moisés ainda ressaltou o desempenho e o compromisso com a agricultura familiar por parte do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão.