24/07/2023 13:28 | Educação

Governo de Alagoas e Secretaria de Educação firmam pacto pela alfabetização do programa Escola 10

Além de renovar parceria com os municípios, governador vai entregar kits de material didático e assinar ordens de serviço para construção de quatro escolas indígenas

Evento visa fortalecer a qualidade do ensino e a melhoria da aprendizagem

Valdir Rocha e Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Joyce Andrea, sob supervisão da Ascom / Seduc

O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, realizam nesta terça-feira (25), a partir das 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a Pactuação 2023 do Programa Escola 10. O objetivo é reforçar a parceria entre as redes municipais e estadual de ensino junto aos prefeitos dos 102 municípios alagoanos.

O evento, que visa fortalecer a qualidade do ensino e a melhoria da aprendizagem, contará também com a presença dos presidentes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Djalma Barros. Também estarão presentes o secretário executivo do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho e  representantes das 13 gerências especiais de ensino e das secretarias municipais de educação.

Alfabetização

Por meio do regime de cooperação, Alagoas conta com mais de 1.700 Articuladores de Ensino, bolsistas do Programa Escola 10 que atuam diretamente nas secretarias municipais e em escolas de ensino fundamental. A função deles é fortalecer as ações de preparo para as avaliações externas de larga escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esse tipo de atuação contribui diretamente para o alcance das metas de alfabetização na idade certa, além de corroborar com a execução do programa Criança Alfabetizada - que é mais uma ferramenta do Governo de Alagoas para assegurar uma educação básica de qualidade.

Durante a solenidade, serão entregues a todos os municípios novos materiais didáticos do programa Criança Alfabetizada. Os kits contêm quatro exemplares, para professores e estudantes, que irão impulsionar o trabalho – já desenvolvido pelas redes municipal e estadual – visando às metas de alfabetização nesta nova etapa do Escola 10.

Infraestrutura

Além disso, seguindo com os investimentos em infraestrutura, o governador Paulo Dantas também vai assinar as ordens de serviço para a construção de mais quatro escolas indígenas - Aconã, em Traipu; Karapotó Terra Nova, em São Sebastião; Kalankó, em Água Branca; e Campinhos Karuazu, em Pariconha.

Mais de R$ 14 milhões, oriundos do tesouro estadual, serão investidos na construção das escolas, que contarão com espaços de convívio, refeitório, laboratório, biblioteca, vestiários e quadra poliesportiva. As quatro novas unidades de ensino devem atender a cerca de 1.200 estudantes indígenas, além de gerar aproximadamente 130 empregos diretos durante a fase de construção.