21/08/2023 18:20 | InstitucionalDesenvolvimento HumanoDesenvolvimento Social

Governo de Alagoas e ONU Habitat lançam o Cidades 2030 para quatro municípios alagoanos

Paulo Dantas assinou a parceria ao lado dos prefeitos Ronaldo Lopes, Cristiane Bulhões, Kil Freitas e o vice-prefeito Gabriel Vasconcelos

União dos Palmares, Santana do Ipanema, Penedo e Maragogi foram contemplados

Pei Fon/ Agência Alagoas

Rafael Maynart/ Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, em parceria com o ONU Habitat, lançou nesta segunda-feira (21), o Cidades 2030, com o objetivo de apoiar os municípios alagoanos a desenvolver ações para acelerar o desenvolvimento urbano sustentável. Nesta etapa piloto, quatro cidades alagoanas foram selecionadas: União dos Palmares, Santana do Ipanema, Penedo e Maragogi.

O governador Paulo Dantas destacou a expectativa em mudar o futuro dos alagoanos. “São parcerias como esta que nos enchem de orgulho de formalizar, porque sei que estamos trabalhando para que Alagoas se desenvolva mais e com qualidade, oferecendo as melhores oportunidades para os gestores. É trabalhando em parceria que vamos mudar Alagoas”, disse.

O Cidades 2030 é um Programa de Apoios aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, com o objetivo de engajar e capacitar atores locais e elaborar Planos de Ação, em duas escalas e sob duas lentes: 1- Planos de Ação Local para a cidade, alinhados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e à Nova Agenda Urbana; e 2 - Planos de Ação Local para os espaços públicos, orientados pela localização prática dessas agendas, com ênfase na prevenção ao crime e à violência.

A assinatura da parceria entre o Governo de Alagoas, ONU Habitat e os municípios aconteceu no Palácio República dos Palmares com a presença da primeira-dama e coordenadora do Vida Nova Nas Grotas, Marina Dantas; da secretária Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil); dos prefeitos Kil Freitas (União dos Palmares), Cristiane Bulhões (Santana do Ipanema), Ronaldo Lopes (Penedo) e o vice-prefeito de Maragogi, Gabriel Vasconcelos; além dos representantes do ONU Habitat, Alex Rosa e Paula Zacarias.

A ex-prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, e o secretário Diogo Teixeira (Inclusão Social), além de secretários municipais de cada uma das cidades também prestigiaram a solenidade.

PARCERIA

O Programa faz parte do Visão Alagoas 2030, projeto de cooperação técnica do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Governo de Alagoas e será implementado de julho a outubro de 2023. “Este é um dia bastante importante para o ONU Habitat, pois estamos aqui em Alagoas para a assinatura das cartas de parceria com os municípios, onde vamos implementar alguns de nossos projetos. Vamos testar práticas e inovações para que os municípios alcancem as metas das cidades sustentáveis”, afirmou Alex Rosa, do ONU Habitat.

Os prefeitos presentes parabenizaram o Governo de Alagoas pela parceria firmada e também agradeceram pela escolha de suas cidades para serem os pilotos do projeto. Eles destacaram os programas do Estado que mudaram a realidade dos alagoanos, como: Minha Cidade Linda, Vida Nova nas Grotas, CRIA, entre outros.