25/08/2023 15:46 | EsporteCidadania

Governo de Alagoas é inserido na construção do Plano Nacional da Juventude Negra Viva

Caravanas Participativas estão ouvindo essa faixa da população para traçar políticas visando a redução da violência letal e da vulnerabilidade social


O encontro, em Maceió, aconteceu no auditório do Estádio Rei Pelé

Rayanna Santana / Ascom Selaj


Paulo Chancey Junior / Ascom Selaj

Nos últimos dois dias a capital alagoana recebeu a Caravana Participativa para construção do novo Plano Nacional da Juventude Negra Viva. A ação organizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria Nacional da Juventude, contou com a parceria do Governo de Alagoas para ouvir, debater e promover políticas públicas para essa parcela da sociedade.

 

O encontro em Maceió aconteceu nos dias 24 e 25, no auditório do Estádio Rei Pelé, com a contribuição determinante das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), que interagiram diretamente com gestores municipais e grupos representativos.



 

Estiveram presentes grupos de jovens dos terreiros, comunidades quilombolas, e grêmios estudantis, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas e da Central Única das Favelas (Cufa) em Alagoas.

 

Durante os dois dias, os convidados participaram de palestras, rodas de debate e apresentações culturais, como forma de reconhecimento e valorização das atividades e tradições.

 

Superintendente de Juventude da Selaj, Thiago Souza destacou a importância do movimento no estado. "Alagoas, ainda em 2012, foi o primeiro estado a receber o Plano Juventude Viva, pois naquele ano liderávamos os piores indicadores de violência contra a juventude negra no país. De lá pra cá melhoramos nossos indicadores, mas é preciso fazer mais. Por isso, estamos contribuindo na construção desse novo plano e que ele atenda as necessidades reais da juventude negra alagoana".




A Caravana Participativa para construção do Plano Nacional de Juventude Negra Viva passou por 22 estados brasileiros e, no final, contará com um plano robusto, com o objetivo de reduzir a violência letal e as vulnerabilidades sociais dessa faixa da população.