20/10/2023 08:39 | Assistência Social

Governo de Alagoas e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional promovem Conferência Estadual

Evento ocorre nos dias 23 e 24 de outubro na capital alagoana

Evento é uma parceria com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas e ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, às 8h

Beatriz Saldanha

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) promovem, nos dias 23 e 24 de outubro, a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas. O evento é uma parceria  com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas e ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, às 8h.

Em setembro deste ano, foram realizadas três conferências regionais nas cidades de Coruripe, Maragogi e Delmiro Gouveia. Nas ocasiões, estiveram presentes representantes de todos os 102 municípios do estado.

A Conferência Estadual será promovida em resposta ao chamado do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. É uma fase preparatória que precede a “6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, que ocorrerá de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília. Ambas trazem como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.

"A Conferência Estadual é importantíssima para nortear as discussões acerca da temática e abranger uma ampla gama de nuances em todo o território alagoano. Esse evento desempenha um papel crucial na compreensão das diversas manifestações da insegurança alimentar e nutricional em todo o nosso Estado", disse a secretária da pasta, Kátia Born.

Neste ambiente, reúnem-se técnicos dedicados à efetivação do direito humano, à alimentação adequada, à promoção da dignidade humana e ao cumprimento integral da Constituição Brasileira, com destaque para o Artigo 6º, que estabelece os direitos sociais fundamentais, incluindo educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, bem como assistência aos desamparados.