05/02/2024 21:05 | Turismo

Governo de Alagoas cria Conselho Estadual do Turismo para traçar panorama e perspectivas do setor

Paulo Dantas lança ferramentas para fomentar e impulsionar ainda mais o turismo do estado


Paulo Dantas lança ferramentas para fomentar e impulsionar ainda mais o turismo do estado

Edvan Ferreira / Agência Alagoas


Marcelo Alves

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), lançou nesta segunda-feira (05), mais dois equipamentos para fomentar ainda mais o setor. Tratam-se do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) e do site Observatório do Turismo, que apresentará o real cenário turístico alagoano. Os instrumentos contribuirão com aplicação de políticas públicas eficazes e ações estratégicas para o desenvolvimento econômico. Além disso, trarão perspectivas de interesse do trade, empresários, turistas e da sociedade. 



“O Observatório do Turismo e o Conetur se tornam ferramentas fundamentais para contribuir ainda mais com o avanço do setor turístico de Alagoas, que emprega mais de 120 mil empregos de maneira direta. Portanto, com esses instrumentos vamos acolher ainda mais os turistas com informações precisas, nortear ações, criar caminhos e mostrar alternativas e soluções para essa que é a maior indústria econômica do estado”, disse o governador, que destacou ainda a importância do trade para a instituição dos instrumentos, logo após a assinatura do decreto que instituiu a criação do Conetur.

Para a secretária da Setur, Bárbara Braga, os equipamentos são um marco para o turismo alagoano. “Observatório do Turismo tem como objetivo a divulgação de dados turísticos sobre Alagoas a fim de fortalecer e desenvolver estudos e pesquisas sobre o setor, subsidiando políticas públicas e investimentos no turismo alagoano”, disse.

Quanto ao Conetur, Bárbara ressaltou que Conselho já existia como previsto na Lei Delegada de número 47, de 2015, mas ainda não havia sido criado. “Somente com a iniciativa do governador Paulo Dantas que estamos tornando o Conetur real. O Conselho tem como objetivo, principal, sugerir diretrizes gerais de soluções para o desenvolvimento turístico de Alagoas”, disse.


O secretário da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões, destacou a importância da ciência para a construção do Observatório, e anunciou que, em abril, a ferramenta estará disponível em aplicativo móvel. “Temos uma ferramenta pioneira que apresenta todas as informações do trade turístico de Alagoas, tornando muito mais fácil, transparente e prático o acesso às informações. Será possível selecionar regiões, cidades e os assuntos sobre o qual a pessoa deseja obter informações. Com apenas alguns cliques, todos os dados poderão ser consultados gratuitamente quantas vezes forem necessárias”, explicou.

Representando o trade, Tito Uchôa, ressaltou a iniciativa do governador em disponibilizar mais duas ferramentas de fomento ao turismo. “Paulo Dantas está alavancando ainda mais o setor turístico de Alagoas e tem incentivado o desenvolvimento do setor produtivo, bem como tem se importado com o turismo sustentável. Vale ressaltar também a atuação da secretária Bárbara Braga para o crescimento da cadeia produtiva do turismo”, disse.

O banco de dados do Observatório do Turismo foi preenchido com informações dos 53 municípios turísticos de Alagoas em 2023, além de informações do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e Instâncias de Governança das regiões das Costas dos Corais, Agreste, Grande Maceió, Cânion do São Francisco, Quilombo, Caminho das Águas e Caatinga.