04/08/2021 14:05 | Assistência Social

Governo de Alagoas apresenta ações para o Mês da Primeira Infância

Programação estadual inclui apresentação e desenvolvimento das políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos em nove regiões do estado


Ascom Seades


Karina Lima Moraes

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), deu início às ações do Mês da Primeira Infância, durante apresentação, ao vivo, das políticas públicas alagoanas voltadas às crianças de 0 a 6 anos de idade, nesta terça-feira (3), no Palácio República dos Palmares. Na programação estadual, organizada para todo o mês de agosto, municípios de nove regiões alagoanas conhecerão, de perto, as principais políticas e os resultados da atuação dos programas que cuidam da criança na primeira infância.


“Levaremos ações do programa Criança Alagoana – CRIA e do programa Criança Feliz, interagindo com as secretarias de Assistência Social desses municípios. Vamos visualizar e dar conhecimento às ações exitosas relacionadas à Primeira Infância nas regiões alagoanas. O governador Renan Filho e a nossa Primeira Dama, Renata Calheiros, estão de parabéns por tratar este tema como política de estado e isso é muito importante”, afirmou Fabiana Pessoa, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.


Dentre as ações, estão previstas: entrega do Cartão CRIA, a realização de reuniões técnicas, apresentação de vídeos relativos ao tema, exposição de relatos de experiência do PCF e a continuidade da integração do CRIA e do PCF no estado. Todo o conjunto de iniciativas visa à promoção de ações de visibilidade, fortalecimento, engajamento e disseminação da Primeira Infância.

O Mês da Primeira Infância é uma iniciativa do Ministério da Cidadania com participação integral de Alagoas. Hoje, o estado conta com dois grandes programas direcionados à Primeira Infância: o Programa Criança Alagoana (CRIA), criado e desenvolvido no estado, e o Programa Criança Feliz (PCF), proveniente da esfera federal.

O CRIA promove uma ação integrada entre três Secretarias de Estado: Assistência Social, Saúde e Educação. O Cartão CRIA, gestado pela Seades, é o maior programa de transferência de renda em nível estadual do país. Mensalmente são transferidos R$100 a gestantes e mães de crianças até os seis anos de idade.

O Cartão CRIA já possui mais de 85 mil famílias cadastradas nos 102 municípios do estado. A meta é chegar a 180 mil. O Programa Criança Alagoana objetiva promover o desenvolvimento integral de crianças na Primeira Infância, mediante diferentes iniciativas, que incluem a transferência de renda, com condicionalidades, a fim de aprimorar os  cuidados essenciais com gestantes e crianças. Alagoas integra o PCF desde 2016. O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância, considerando sua família e seu contexto de vida.