04/08/2023 17:10 | Cultura

Governo de Alagoas apoia 1ª edição da Feira de Intercâmbio Cultural Sul Alagoano em Penedo

O evento é gratuito e conta com apresentações culturais, gastronômicas, oficinas de artesanato e rodas de conversa

A programação serrá voltada para o cenário da cultura alagoana

Ascom Secult

João Brito / Ascom Secult

Com foco na promoção da cultura da região sul de Alagoas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), apoia a primeira edição da Feira de Intercâmbio Cultural Sul Alagoano (Feicusal). O evento é uma realização da Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (Artpen), em parceria com a prefeitura de Penedo, e vai acontecer nos dias 4, 5 e 6 de agosto.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, valorizar a cultura de Alagoas é um compromisso do governo estadual. “Cada vez mais estamos comprometidos com o desenvolvimento cultural e econômico do nosso estado. É de extrema importância fomentar projetos culturais como esse, que movimentam a economia do Estado, geram emprego e renda para a população”, disse a gestora.

Para a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo, Teresa Machado, é de grande importância para Penedo sediar esse evento que reúne artesãos da região sul de Alagoas. “É uma oportunidade de fomentarmos o trabalho dos nossos fazedores de cultura e difundir o artesanato Penedense, pois ele é rico em forma, cores, e carrega uma identidade cultural muito representativa para os ribeirinhos. Além disso, esse é um momento de muito aprendizado e troca de experiências entre as pessoas. Tenho certeza que esse evento será um sucesso.”, destacou Teresa.

No primeiro dia de abertura, o evento iniciou às 10h e segue até às 20h. Já nos dias 5 e 6 o horário da feira será das 10h às 22h. Serão três dias de imersão na cultura de Penedo onde o público poderá conhecer mais da beleza do artesanato penedense, da gastronomia através dos doces, dos pratos típicos e das bebidas artesanais como licores, cachaças e kombuchas. Além de prestigiarem as apresentações musicais dos artistas nativos da terra, o público poderá trocar informações nas rodas de conversas e nas oficinas de artesanato.

Com uma programação vasta e voltada para o cenário da cultura alagoana, o encontro acontece no estacionamento da Prainha Nova, localizado na orla fluvial da cidade, e contará com feira de artesanato, espaço kids, praça de alimentação, feira de agricultura familiar, espaço para oficinas e apresentações culturais.

Confira a programação completa:

4/08 - Sexta-feira

10h às 12h - Oficinas macramê e modelagem massa epox