15/06/2022 16:56 | Justiça e Controle InternoSegurançaInstitucional

Governador, secretário e juiz discutem melhorias implementadas no sistema prisional alagoano

Magistrado destacou gestão da administração carcerária de Alagoas empreendida pela Seris


Governador Paulo Dantas, secretário Marcos Sérgio de Freitas Santos e o juiz Allysson Amorim, titular da Vara Judicial de Execuções Penais

Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

O governador Paulo Dantas recebeu o secretário Marcos Sérgio de Freitas Santos e o juiz Allysson Amorim, titular da Vara Judicial de Execuções Penais. No encontro, foram discutidas melhorias implementadas no sistema prisional, como as obras de uma nova unidade prisional e reformas que vão gerar mais vagas nos presídios e zerar o déficit carcerário, assim como a chegada de novos policiais penais, aprovados em concurso público.


“Nós hoje fomos recebidos pelo governador do Estado para tratar da finalização da obra da nova unidade prisional que ofertará mais de mil vagas para o sistema prisional”, disse o juiz Allysson Amorim.  “Além disso, tratamos da contratação dos novos policiais penais”, enfatizou.


A Vara de Execuções Penais é a responsável pelos processos de pessoas que se encontram recolhidas às unidades prisionais. O magistrado destacou os avanços da gestão do secretário Marcos Sérgio à frente do sistema prisional.


“Nós temos unidades [prisionais] que estão passando por reformas e estamos há um bom tempo sem qualquer incidente grave no sistema prisional”, acrescentou.


“Na medida do possível, o Estado vem cumprindo com suas obrigações frente ao cumprimento da pena. É de se reconhecer que o estado está fazendo sua parte”, detalha o juiz Allysson Amorim.


“Nessa visita foram debatidas as melhorias para o sistema prisional e o governador ratificou a importância da chegada dos policiais penais”, disse o secretário Marcos Sérgio, que apresentou ao governador Paulo Dantas a necessidade da realização de novos certames para a contratação de mais policiais penais.


A previsão é que os policiais penais aprovados no concurso comecem a exercer as atividades no sistema prisional alagoano entre os meses de outubro e novembro.


Coronel Edenilzo Pereira de Amorim, gerente de Serviços Gerais da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) também participou do encontro com o governador no Palácio República dos Palmares.